Quedas do Iguaçu – Um projeto do governo do Estado, em parceria com as prefeituras, tem atraído empresas e gerado emprego e renda em 34 municípios das regiões central, oeste, noroeste e norte do Paraná. O trabalho conjunto permite aos municípios a construção de barracões industriais, que são cedidos para empresas que se comprometem a criar postos de trabalho e fomentar o desenvolvimento industrial e econômico nas cidades.
Pela parceria, o projeto é coordenado pela Secretaria Estadual do Desenvolvimento Urbano, o Estado financia os recursos, a prefeitura se responsabiliza pela obra e as empresas pela geração de empregos. Não há aluguel. Somente custos de manutenção e tributos.
Em Quedas do Iguaçu foram construídos dois novos barracões industriais que já estão em fase de contratação das empresas para ocuparem os espaços. “Estamos finalizando os detalhes para lançar o chamamento público. No contrato determinamos que as empresas tenham que gerar ao menos dez empregos e garantir a manutenção do espaço”, explicou a prefeita de Quedas, Marlene Fátima Revers.
A ideia é transformar a cidade num polo de jeans. Os dois barracões instalados com apoio do Estado se somam a quase outros 30 barracões municipais utilizados para a atividade. “Estamos num processo de resgate de mão de obra”, disse a prefeita.
O projeto mais recente é o de Santa Izabel do Oeste, que terá um galpão de produção para o início da Cidade Industrial. O projeto autorizado pelo Estado prevê 2,05 mil metros quadrados de área construída. “O investimento é de quase R$ 1 milhão e vai possibilitar a geração de emprego e renda. Vamos firmar parceria com a iniciativa privada para formalizar as vagas”, disse o prefeito Moacir Fiamoncini.
O projeto já contemplou a construção de 68 barracões industriais, frigorífico e galpão para estacionamento. Os investimentos somam R$ 23,7 milhões, com recursos do Estado a fundo perdido ou pelo Sistema de Financiamento aos Municípios (SFM), linha operacionalizada em parceria pela Fomento Paraná e Paranacidade.