BRASÍLIA – O Banco Central decidiu manter o ritmo acelerado de redução da taxa básica de juros da economia e cortou a Selic de 13% para 12,25% ao ano. A queda de 0,75 ponto percentual já era esperada pelo mercado e ocorre pela segunda vez consecutiva. Na última reunião, o Comitê de Política Monetária (Copom) cortou os juros básicos de 13,75% para 13%.
Com o novo corte, a Selic tem o menor patamar em dois anos: a última vez em que os juros básicos estiveram em 12,25% foi em janeiro de 2015. O ciclo de quedas vem ocorrendo desde agosto do ano passado, quando o Copom decidiu cortar a taxa de 14,25% para 14%. Isso porque a inflação tem arrefecido e o Banco Central está convicto de que consegue entregar, neste ano, um Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 4,5%, o centro da meta estipulada. Contribui para esse cenário uma atividade econômica fraca, que impacta a inflação. No cenário de referência utilizado pelo BC, o IPCA já chega a 4% este ano.
Na ata de sua última reunião, em janeiro, o Copom já havia sinalizado que há um cenário econômico favorável para ?uma antecipação do ciclo de queda dos juros?. Durante o fórum econômico de Davos, na Suíça, o próprio presidente do BC, Ilan Goldfajn, disse que as quedas de 0,75 ponte são ?o novo ritmo? de queda da Selic.