Cascavel – Considerada a maior obra de engenharia da administração de Cascavel, as obras da Avenida Carlos Gomes devem começar na segunda semana de setembro. Por essa razão, a Transitar já iniciou, ontem (21), algumas melhorias nas vias que sofrerão impacto do desvio do fluxo de veículos durante a execução das obras. O objetivo é que os impactos da obra sejam os menores possíveis para a população. A obra da Avenida Carlos Gomes, vale destacar, é uma demanda de décadas da população da região Sul de Cascavel.
As equipes já iniciaram a instalação de placas que permanecerão cobertas até que as mudanças sejam efetivadas e também os serviços de alteração dos estacionamentos na Rua Duque de Caxias, passando de oblíquo para paralelo, visando a melhoria na fluidez e segurança no trânsito. Nesta terça-feira (22), haverá intervenções nos cruzamentos da Rua Eduardo Tadeu Melani e, na quarta-feira (23) será feita a alteração na Rua 25 de Agosto. Até o final de semana, também está prevista a alteração de sentido na Rua Duque de Caxias.
A Rua 25 de Agosto terá sentido único a partir da Rua Maranhão até a Rua São Paulo. Nesta terça-feira (22), alguns cruzamentos das Ruas Eduardo Tadeu Melani sofrerão intervenções, a mais significativa será a inversão de preferencial na Rua Rio de Janeiro com a Rua Eduardo Tadeu Melani.
A Rua 25 de agosto manterá o sentido duplo entre as Ruas da Lapa e Maranhão. No cruzamento da Rua Maranhão com a 25 de Agosto, que atualmente sofre um conflito de trânsito no sentido duplo, receberá uma intervenção para fluxo livre sentido Ruas da Lapa e São Paulo. No cruzamento da Rua 25 de Agosto com a Rua São Paulo, a Transitar implementará melhorias, mas não haverá mais a possibilidade de fazer o movimento saindo da Rua Bom Jesus com acesso na Rua 25 de Agosto.
Na sequência, a Transitar prevê uma intervenção também na Rua Duque de Caxias. O cruzamento da Rua Duque de Caxias com a Rio de Janeiro deve receber uma sinalização semafórica. Aliás, a Rua Duque de Caxias, entre a Rua Santa Catarina e a Rua Barão do Cerro Azul, passa a ser sentido único, também sentido Rua da Lapa.
A presidente da Transitar, Simoni Soares, destaca que essas são intervenções iniciais, pensando na redução do impacto nestas vias, que deverão receber um aumento no fluxo com os fechamentos para as obras. “Nesse processo de sinalização, com alteração de sentido de vias e implantação de dispositivos, nós devemos ter algumas análises de impacto, e, após a adaptação do fluxo nesses locais, se for necessário, faremos outras intervenções e melhorias para garantir segurança viária e o menor impacto possível na fluidez do trânsito”, pontua.
Equipes da Transitar e do Território Cidadão já estiveram visitando os moradores e comerciantes da Rua Duque de Caxias para explicar as alterações. O contato da ouvidoria para encaminhamento de dúvidas, sugestões ou reclamações via whatsapp é o 45 99135-5207 ou 45 99145-4080.
Foto: Transitar/Secom