O longa “Aquarius”, de Kleber Mendonça Filho, conquistou a categoria de melhor filme estrangeiro na cerimônia do Sindicato de Críticos de Cinema da França, na última segunda-feira. Com a vitória, o drama estrelado por Sonia Braga aumenta sua repercussão internacional: ele ganhou o prêmio de melhor filme no Festival de Cinema de Sidney (Austrália) e no World Cinema Amsterdam, na Holanda. A película também foi indicada para melhor filme estrangeiro no Cesar, considerado o “Oscar francês”, marcado para 24 de fevereiro. Links ‘Aquarius’
Mas o grande destaque do evento foi “Elle”, do holandês Paul Verhoeven, que levou o prêmio de melhor filme. Foi uma das poucas vezes na história do Sindicato em que uma produção dirigida por um cineasta não francês se saiu vencedor. O longa também recebeu 11 nomeações para o Cesar, incluindo a categoria de melhor atriz para Isabelle Huppert, que concorre pela décima sexta vez na premiação francesa, e uma indicação ao Oscar, novamente para Huppert.
ATO FALHO
O site “Hollywood Reporter” cometeu um pequeno engano ao falar de “Aquarius” na notícia da cerimônia do Sindicato de Críticos. O texto dizia que o filme era o representante brasileiro na lista preliminar de concorrentes para o Oscar de melhor filme estrangeiro. Na realidade, ele perdeu a disputa para “Pequeno segredo”, que inclusive acabou não entrando na competição ? a decisão gerou uma grande polêmica na época do anúncio.
O longa também poderia brigar pelos títulos de melhor atriz, para Sonia Braga, e melhor filme, mas a distribuidora americana de “Aquarius” não o inscreveu para a premiação americana.