NITERÓI ? Quase metade das 600 estacas que vão delimitar a garagem subterrânea de Charitas foram fincadas. A obra, cujo término está previsto para dezembro, foram retomadas no início de maio. O avanço ocorre após um processo de reengenharia e contratação de nova construtora feita pela Niterói Rotativo. Em reportagem publicada em 5 de maio pelo GLOBO-Niterói, o prefeito Rodrigo Neves (PV) ameaçara romper o contrato com a empresa devido ao atraso de mais de um ano para a conclusão da obra.
Uma reengenharia no método utilizado para a construção do estacionamento foi feita nos últimos 30 dias, após pedido da prefeitura para agilizar a construção. O temor era que o atraso pudesse comprometer a mobilidade com a inauguração do túnel Charitas-Cafubá, parte da Transoceânica, prevista para novembro.
Outra notícia comemorada pela prefeitura é o fim de processos que impediam o andamento do projeto. A obra chegou a ser paralisada em três oportunidades, e a última liminar foi derrubada em março. ?No âmbito da Justiça federal, os autores da ação que solicitava embargo da obra pediram desistência e, na Justiça comum, há uma liminar suspensa pelo presidente do Tribunal de Justiça?, informou a prefeitura, em nota.
ALTERAÇÕES NO TRÂNSITO
Inicialmente, a garagem subterrânea foi projetada para ser construída em frente à estação de catamarãs de Charitas. O estacionamento mudou de local no bairro após a constatação, pela Niterói Rotativo, de que o solo era impróprio para o empreendimento. Um novo projeto foi realizado e novas licenças foram obtidas para o início das obras.
Orçada em R$ 16 milhões, a construção da garagem faz parte de um Termo de Ajustamento e Conduta (TAC) assinado em outubro de 2012 entre a prefeitura e a empresa Niterói Rotativo. A construção e os custos da obra estão a cargo da concessionária.
? A obra melhorará a mobilidade do bairro. Temos o polo gastronômico e o crescimento habitacional. Com a criação das novas vagas, vamos reduzir o impacto viário ? afirma a secretária de Conservação e Serviço Públicos, Dayse Monassa.
Daqui a uma semana, segundo a prefeitura, haverá alterações no trânsito da Praia de Charitas devido à obra. No sentido São Francisco, a pista da Avenida Prefeito Sílvio Picanço passará a ter mão dupla, com o estacionamento proibido em ambos os lados. Essa intervenção acontecerá no trecho entre as ruas Eurico Manoel do Carmo e Doutor Armando Lopes. Já a pista no sentido Jurujuba, no mesmo perímetro, será interditada pelo canteiro de obras. Os desvios para os motoristas serão feitos nos retornos em frente à Rua Eurico Manoel do Carmo e após a Doutor Armando Lopes.