RIO – Um anel de formatura com as iniciais ?E.D.D? e a inscrição do nome da escola Audubon High School, encontrado em 2013 em Papua-Nova Guiné, na Oceania, finalmente retornou a seu lugar de origem nesta quinta-feira. O objeto, pertencente ao veterano americano da Segunda Guerra Mundial Edward Dodds foi perdido em 1938 enquanto ele servia no Pacífico Sul. Em uma cerimônia na escola, o anel foi recebido por sua família ? uma vez que Dodds faleceu em 1996.
Foi preciso uma colaboração multinacional para que o anel cumprisse a trajetória: enquanto Liam Ngahan escava o terreno do que viria a ser em sua casa, no pequeno vilarejo de Alotau, o anel foi encontrado. Sabendo que o exército americano havia servido na ilha, Ngahan imaginou que aquele não era um objeto qualquer. Ele entrou em contato então com John Hocknull, um escocês que trabalha ocasionalmente como guia turístico na ilha.
Hocknull começou então uma busca na internet e conseguiu localizar a Audubon High School. Ele enviou então um e-mail para o diretor da escola, e a partir daí a coordernação do colégio e o grêmio de ex-alunos começaram uma busca pelo dono do anel, o que envolveu consultas ao perfil de mais de mil estudantes que passaram por ali.
Antes de ser concluída, porém, a saga passou por um obstáculo: as iniciais ?E.D.D? não correspondiam ao nome de todo de Edward ? e ele frequentemente brincava inclusive com isso, segundo seus filhos, brincando que ele eventualmente o perderia por isso.
O anel foi enviado à família por correio, e uma cerimônia para recebê-lo na escola, no estado americano de New Jersey, reuniu cerca de 50 pessoas.