Cotidiano

Anvisa proibe venda de lote de extrato de tomate com pelo de roedor

Em 2013, também foi encontrado pelo de rato em lote de ketchup

RIO — A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou, na edição desta segunda-feira do Diário Oficial da União (DOU), resolução que proíbe a venda e a distribuição de um lote do extrato de tomate da marca Heinz, porque foram encontrados pelos de ratos no produto. A determinação pede o recolhimento do estoque do lote L06, com vencimento em 1º de abril de 2017, fabricado pela Heinz Brasil S.A, localizada em Nerópolis (GO).

De acordo com a Anvisa, o laudo emitido pelo laboratório da Fundação Ezequiel Dias (LACEN-MG) detectou “matéria estranha indicativa de risco à saúde humana, pelo de roedor, acima do limite máximo de tolerância pela legislação vigente”.

Por meio de nota, a Heinz Brasil informou tratar-se de um caso de julho de 2015, e que, na ocasião, todos os produtos do lote citado foram recolhidos, “não havendo qualquer contraindicação ao consumo dos lotes presentes nos mercados hoje”.

Em agosto de 2013, a Anvisa determinou a interdição de um lote de ketchup da Heinz com base em laudos que também apontaram a presença de pelos de roedores no produto. Na ocasião, o produto foi considerado impróprio para consumo e foi retirado do mercado.

Confira a íntegra da nota enviada pela Heinz Brasil:

“A Kraft Heinz Brasil informa que o caso se trata de notificação realizada em julho de 2015 pela Gerência Colegiada da Superintendência de Vigilância Sanitária de Minas Gerais, acerca de lote encontrado somente nessa região. Na ocasião, de forma proativa, a empresa recolheu as embalagens disponíveis no comércio do lote 06, validade 4/2017, de extrato de tomate da marca, não havendo qualquer contraindicação ao consumo dos lotes presentes nos mercados hoje. Em 14 junho deste ano, o processo foi dado como encerrado pela ANVISA, com a publicação no Diário Oficial da União.

A companhia declara que adota rigoroso controle de qualidade em todas as etapas da produção, desde a escolha de fornecedores, processo produtivo e distribuição final dos seus produtos. Internamente ainda possui diversos mecanismos que avaliam de forma constante suas boas práticas de fabricação dentro de um Sistema de Gestão da Qualidade próprio. A Kraft Heinz Brasil reafirma seu total respeito, transparência e compromisso com o consumidor, com o foco constante na máxima qualidade de seus produtos, comprovada e reconhecida em todo o mundo.''