BRASÍLIA – Responsável pelas ações de combate ao vírus zika no Ministério da Saúde, Antônio Nardi foi escolhido para ser o novo secretário executivo da pasta. Ele comandava a Secretaria de Vigilância em Saúde e foi promovido para ocupar o segundo posto mais impostante do ministério, atrás apenas do ministro Ricardo Barros. Tanto Nardi como Barros são filiados do PP e ocuparam cargos em Maringá (PR). O primeiro foi secretário de saúde do município, enquanto o último foi prefeito.
Nardi chegou ao Ministério da Saúde no ano passado, ainda durante a gestão do ex-ministro Arthur Chioro, no governo Dilma Rousseff. Antes disso, ele foi presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). Nardi esteve à frente da entidade na época da implantação do programa Mais Médicos, quando defendeu a iniciativa da presidente afastada Dilma Rousseff. Quando assumiu o cargo de ministro, em 12 de maio, Barros defendeu maior participação de brasileiros no programa, mas depois garantiu que, por enquanto, ainda haverá cubanos no Mais Médicos.
Como secretário de Vigilância em Saúde, Nardi ficou responsável pelas principais ações de combate ao vírus zika. Segundo o Minsitério da Saúde, ele continuará na supervisão das ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chicungunha. Nardi é formado em Odontologia, mestre e doutorando em Saúde Coletiva pela Universidade de Brasília (UNB). Ele substitui José Agenor Álvares na secretaria executiva do ministério.
SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Rossieli Soares da Silva será o novo secretário da Educação Básica do Ministério da Educação (MEC). Formado em Direito, ele era secretário de Educação do Amazonas e se notabilizou como representante da Região Norte no Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). Ao GLOBO, Rossieli disse que as atenções estarão voltadas à finalização da Base Nacional Comum Curricular.
– Num primeiro momento, iremos focar na Base Nacional, que já está em processo de elaboração. E também avaliar os demais programas. Estou chegando agora – disse Rossieli.