BRASÍLIA – O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, deve anunciar, nesta segunda-feira, a troca no comando da Secretaria do Tesouro Nacional. O cargo será assumido pela atual secretária da Fazenda do Espírito Santo, Ana Paula Vescovi, como antecipou a coluna de Ancelmo Gois no sábado. Ela será a primeira mulher a comandar o Tesouro Nacional.
Interlocutores do Palácio do Planalto afirmam que a escolha de Ana Paula tem vantagens em vários aspectos. Traz uma economista com competência reconhecida no mercado para uma secretaria que sofreu forte desgaste com as pedaladas fiscais do governo Dilma Rousseff e coloca mais uma mulher num cargo de destaque num governo criticado pela falta de diversidade. O Espírito Santo foi o estado que fez o maior ajuste fiscal em 2015.
Ana Paula é mestre em Economia do Setor Público pela Universidade de Brasília (UnB), especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental e mestre em Administração Pública pela Fundação Getulio Vargas. Ela também atuou por dez anos na secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda, onde foi secretária-adjunta de Macroeconomia.