Cotidiano

Amazonas não sofrerá apagão por disputa entre Petrobras e Eletrobras, diz MME

BRASÍLIA – O Ministério de Minas e Energia (MME) divulgou uma nota nesta sábado informando que será mantido o atendimento elétrico às regiões do Amazonas afetadas pelo impasse entre Petrobras e Eletrobras. A Petrobras informou hoje que suspendeu na sexta-feira a oferta de gás natural destinado à usina termelétrica de Aparecida, que atende Manaus, pela falta de pagamentos da Eletrobras.

Na nota, o MME destacou, ainda, que o Congresso já previu repasse de recursos do próprio ministério para esse tema, a fim de preservar o atendimento à população. Mas a Pasta reconhece que debates em curso visam a encontrar uma solução definitiva” para a questão.

Veja, a seguir, a íntegra da nota do ministério:

?O MME acompanha a questão e as discussões entre a Petrobras e a Eletrobras, respeitando o papel empresarial das companhias, bem como o papel regulatório da Aneel. O direito ao atendimento elétrico às populações será preservado. O Congresso também já endereçou o assunto e autorizou repasse de recursos do orçamento do MME ? previsto na Lei Orçamentária 2016 ? para esse fim, por meio de Medida Provisória. Nesses debates, o esforço principal é, além de preservar o atendimento elétrico, encontrar uma solução definitiva, que evite crescimento dessa situação criada ao longo dos últimos anos, com busca de eficiência por parte das empresas.?