Cotidiano

Agricultura: Excesso de chuva prejudica colheita e plantio

Quem precisa do solo seco vai ter que aproveitar as brechas da precipitação

Cascavel – Para os produtores rurais que estão na reta final da colheita da soja ou plantio do milho safrinha, a notícia não é necessariamente positiva. A previsão, segundo o Instituto Tecnológico Simepar, é para pancadas ou chuvas mais prolongadas durante toda esta semana.

Quem precisa do solo seco para colocar as máquinas no campo, seja para plantar ou para colher, vai ter que aproveitar as brechas da precipitação e os intervalos com sol que prometem ocorrer em baixa proporção nos próximos dias.

A expectativa é para que, no máximo até a próxima semana, toda a soja tenha sido colhida na regional de Cascavel da Seab (Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento). Quanto ao milho safrinha, que pode ter lavouras recordes na regional neste ano em decorrência do preço pago pela saca do produto, o zoneamento indica, para a maioria dos 28 municípios que integram a regional, o limite para o plantio no dia 28 deste mês.

O tempo nesta terça-feira (23) segue parcialmente nublado, com previsão de chuva acompanhada de trovoadas o dia todo. Mesmo assim o calor não dá trégua. A mínima será de 20°C e a máxima bate a casa dos 29º°C com sensação de abafamento. Na quarta (24), estas condições se repetem.