Cascavel – Será realizada hoje (18) e sexta-feira (19) o 1º Fórum de Segurança Viária e Mobilidade Urbana da Região Oeste do Paraná, no Teatro Municipal Sefrin Filho, em Cascavel. A Capital do Oeste vai receber representantes dos 58 municípios que fazem parte da Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná), realizadora do evento que está sendo organizado pela a Transitar. O fórum faz parte da programação do Maio Amarelo, que neste ano tem como tema “No Trânsito, Escolha a Vida”.
Durante os dois dias, cerca de 200 representantes dos municípios e convidados de diversos estados que trazem experiências que deram certo em suas regiões, estarão discutindo melhorias que podem ser aplicadas nos municípios, cada um com a sua realidade, com objetivo de melhorar a segurança do trânsito e reduzir acidentes e mortes, uma preocupação constante para todos os gestores.
A idealizadora do evento e presidente da Transitar, Simoni Soares, destaca que o evento tomou proporções maiores que a inicialmente projetada. “A ideia inicial era de discutirmos melhorias com foco na segurança viária e fomos propondo parcerias que deram certo e, com certeza, será o primeiro de muitos outros eventos, já que vai reunir os técnicos, secretários e servidores que trabalham diretamente com isso”, explicou Simoni.
Segundo a presidente da Transitar, alguns acidentes neste ano e a quantidade de óbitos, tanto em Cascavel quantos em todo o Paraná, a exemplo do fato que envolveu alunos da Apae em Jandaia do Sul, acabaram deixando ainda mais evidentes os problemas no setor, que podem ser melhorados em nível municipal, regional e estadual. “Pegamos como base os pilares do Pnatrans que serão os temas das palestras e em seguida dos painéis de debate, no qual os participantes vão poder contribuir, cada um com a sua experiência”, frisou.
Bandeira Mundial
Para Simoni, a segurança no trânsito é uma bandeira mundial e vem ganhando cada dia mais destaque em defesa da vida, sendo priorizada pelos governantes com o objetivo de reduzir os impactos causados na saúde, na segurança pública e na economia.
Garantir deslocamentos seguros é um desafio, especialmente, para os gestores públicos que precisam assegurar um planejamento voltado para o cumprimento de ações para a mobilidade urbana sustentável e redução de mortes e lesões no trânsito, considerando as normas legais vigentes e os recursos disponíveis. “Por isso é que vamos debater os fatores que interferem na segurança viária e na mobilidade urbana nos Município, com a apresentação de soluções aplicadas no Brasil, como forma de contribuição para os processos decisórios dos gestores públicos”, exemplificou Simoni Soares.
Painéis x assuntos
As apresentações e debates desta quinta-feira (18) estarão divididos por rodadas temáticas que convergem para Segurança Viária. Durante o dia serão tratados os assuntos relacionados à Saúde, Gestão e Educação, Infraestrutura Viária e Segurança Pública. As apresentações e debates de sexta-feira (19) serão voltadas para soluções de Mobilidade Urbana, com rodadas temáticas apresentando experiências e soluções para o transporte coletivo e melhoria na mobilidade dos municípios.
Os temas tratados estarão ligados à Integração do Transporte Intermunicipal, Plano de Mobilidade, Requalificação do Sistema de Transportes, Eletromobilidade e a Implementação dos ônibus elétricos e ainda a Micromobilidade. O evento conta com o apoio do ONSV (Observatório Nacional de Segurança Viária), Detran (Departamento de Trânsito do Paraná) e ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos).
Haverá também a exposição de ônibus elétricos nos dois dias do evento.
Foto: Luiz Felipe Max/Sot