Maior exportador de carne de frango do mundo, o Brasil precisa ganhar cada vez mais capilaridade e buscar a fidelização de novos mercados. O diagnóstico é da Expedição Avicultura, levantamento técnico-jornalístico da cadeia produtiva do frango no país. O lançamento oficial da quinta edição do projeto ocorreu no Complexo Agroindustrial da C.Vale, em Palotina e reuniu a cadeia produtiva para debater os desafios para o setor no País e no mundo.
Na avaliação do gerente do Núcleo de Agronegócio Gazeta do Povo e coordenador da Expedição Avicultura, Giovani Ferreira, o agro brasileiro precisa aproveitar as oportunidades abertas pelas políticas adotadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para conquistar e fidelizar mercados.
Nesse cenário, o México é um agente importante e que tem capacidade para multiplicar as exportações do Brasil. "Na briga política com os EUA, o México, que é um grande consumidor de milho, está deixando de comprar o produto norte-americano. Somente este ano, dobramos as exportações de frango em volume e em receita para aquele país, mas precisamos fidelizar esse mercado, para que os mexicanos não deixem de consumir produtos brasileiros quando os problemas políticos forem solucionados", afirma.
Para o diretor-secretário da C.Vale, Walter Andrei Dal’Boit, os mercados consumidores têm lembrado, constantemente, que o frango brasileiro atende critérios rigorosos de sanidade, no campo e na indústria. "É o que vai nos ajudar a enfrentar esse momento de dificuldade, que tem cunho muito mais político do que técnico. Precisamos conversar, debater e criar alternativas para esse momento", defende.