Saúde

Hospital Municipal duplica a capacidade de armazenamento de oxigênio

Os tanques de oxigênio são monitorados 24 horas, por sistema on-line

Hospital Municipal duplica a capacidade de armazenamento de oxigênio

Foz do Iguaçu – O Hospital Municipal Padre Germano Lauck, em Foz do Iguaçu, fez ontem a substituição do tanque de oxigênio líquido, aumentando a capacidade de armazenamento de oxigênio medicinal de 9.780 m³ para 18.512 m³.

A medida dá mais segurança ao tratamento de pacientes de covid-19, que têm como um dos sintomas a diminuição da saturação, ou seja, da concentração de oxigênio no sangue. O Hospital Municipal é considerado referência no atendimento aos casos de pacientes infectados pelo coronavírus.

Com o alto consumo de oxigênio em virtude do aumento de casos da doença, foi necessário que a empresa prestadora de serviços aumentasse sua logística. “O reabastecimento estava sendo realizado até duas vezes na semana, nos últimos meses. A estimativa agora é de que isso aconteça em média a cada 15 dias”, explicou o diretor-presidente do Hospital Municipal, Sergio Fabriz.

“Nunca tivemos dificuldade de abastecimento de oxigênio na instituição, mas, com a capacidade aumentada, estamos intensificando e assegurando qualidade e segurança aos nossos pacientes”, complementou Fabriz.

De acordo com o técnico em Manutenção do Hospital Municipal, Cláudio Moreira Ramos, o consumo do produto antes da pandemia era de aproximadamente 400 m³ por dia e agora é de 850 m³ por dia.

O Hospital Municipal possui pontos de oxigênio medicinal distribuídos em diversos setores assistenciais.