Economia

Quatro competências extras que todo investidor deve ter

Mais do que conhecimento técnico, é necessário competências específicas para alcançar sucesso nos investimentos. Conheça 4 competências que todo investidor deve ter

Quatro competências extras que todo investidor deve ter

Com as recentes mudanças na economia, muita gente tem se interessado pelo mundo dos investimentos. Conhecimentos técnicos são fundamentais nessa área, mas existem competências extras que todo investidor deve ter se quiser ter sucesso em suas estratégias financeiras.

Para algumas pessoas, essas habilidades são características natas, ou seja, não é necessário um esforço à mais no aprendizado. Entretanto, se você não tiver uma das competências listadas a seguir e quiser se aventurar pelos investimentos, saiba que é sempre possível treinar para alcançar uma alta performance. Confira!

Organização

Quando se trata de investimentos, a quantidade de informação que um investidor recebe semanalmente é bem alta. Com tantos dados em mente, se não houver um esforço para manter tudo organizado, é fácil perder bons negócios ou não perceber a hora certa de abandonar uma ação.

Para os investidores, a organização tem papel essencial para uma melhor visualização dos produtos que estão sendo comercializados. Uma dica é reservar algumas horas da sua semana para atualizar as contas, visualizar quais são os investimentos que podem ser mantidos, quais devem ser deixados de lado e os lucros (ou prejuízos) que você tem arrecadado.

O conceito de organização também pode ser aplicado nos conteúdos que você acessa. Se você já tem uma experiência no mercado, sabe que é comum que alguns investimentos se destaquem. Saber quais são esses investimentos e quais suas vantagens, de forma ordenada, são fundamentais na tomada de decisão.

Interesse em aprender

Investir exige dedicação para aprender todos os detalhes sobre esse tipo de mercado. Porém, como as técnicas e os produtos estão sempre se renovando, é necessário manter-se constantemente atualizado.

Um bom investidor precisa ter interesse em aprender os mais variados conceitos que envolvem essa atividade, desde as taxas de juros de uma aplicação até o conhecimento de um segundo idioma, como o inglês. A importância de falar inglês fica clara quando consideramos que muitos investimentos ganham nomenclaturas e explicações somente nessa língua.

Segundo o aplicativo de idiomas Babbel, o inglês é a língua oficial de mais de 67 países, com cerca de 1,5 bilhão de falantes do idioma em todo o mundo. Além disso, é a língua principal nas negociações, o que pode dar uma boa vantagem ao investidor que tiver domínio do idioma.

Equilíbrio emocional

O senso comum diz que os investidores são pessoas corajosas, que não têm medo de se arriscar. Essa “coragem” nada mais é do que equilíbrio emocional, algo fundamental para quem quer ser um investidor de sucesso.

A verdade é que o mundo dos investimentos é composto de altos e baixos, muitas vezes, em questão de poucas horas. Manter a calma quando um movimento do mercado derruba preços ou aumenta a taxa de juros é de extrema importância, já que impacta diretamente nos seus lucros.

Quem não está disposto a colocar os nervos à prova, deve procurar formas de aplicar o dinheiro sem risco. O ideal é ampliar o leque de investimentos à medida que se conquista mais segurança e equilíbrio emocional para isso, aumentando o risco de acordo com seu nível de preparo.

Foco em resultados

Uma das principais características dos investidores de sucesso é a capacidade de pensar à longo prazo, isso porque esses profissionais estão focados nos resultados. Ter esse foco é importante para quem quer investir, uma vez que ajuda a tomar decisões com mais estratégia.

O foco em resultados é uma competência que pode ser trabalhada diariamente e de diferentes maneiras. Há quem mantenha um quadro com objetivos próximo à mesa de investimento, enquanto outros compram ou vendem somente os títulos que colaboram para alcançar determinada meta.

Ao ter foco nos resultados, é possível que você faça escolhas com mais consciência, evitando as ações especulativas ou que, ao longo do tempo, não vão trazer vantagens para o investidor.

Praticar é a melhor forma de adquirir competências

Se você não possui uma (ou todas) as competências extras que todo investidor deve ter, saiba que a prática é o melhor caminho para se aprimorar nesses aspectos. Como em outras áreas da vida, o preparo é fundamental para fazer investimentos de forma segura, organizada, focada em resultados e com interesse genuíno em aprender mais.

Para aumentar sua bagagem de conhecimento, vale conhecer diferentes ferramentas que colaboram para o investimento, seja o aprendizado de um idioma estrangeiro ou mais informações sobre diferentes modalidades de ações. Com o tempo, todo esse repertorio, somado à experiência, trará grandes resultados.

*Fonte: Assessoria