Economia

Procon/PR promove mutirão online para renegociação de dívidas

Ação acontecerá entre 7 e 31 de março, exclusivamente pela internet, e contará com a participação de mais de 160 bancos e instituições financeiras

Procon da Secretaria de Justiça realiza até final de março mutirão online de renegociação de dívidas
Procon da Secretaria de Justiça realiza até final de março mutirão online de renegociação de dívidas

O Procon/PR, vinculado à Secretaria de Estado de Justiça, Família e Trabalho, promove neste mês de março, entre os dias 7 e 31, um mutirão online de renegociação de dívidas. Participarão mais de 160 bancos e instituições financeiras.

A ação acontecerá exclusivamente pela internet, através da plataforma de solução de conflitos www.consumidor.gov.br. Trata-se de uma iniciativa conjunta do Procon-PR, Banco Central, Secretaria Nacional do Consumidor, Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e Associação Brasileira de Procons – Proconbrasil.

“A iniciativa é de extrema importância, ainda mais neste momento de pandemia, em que os consumidores estão em situação financeira bastante complicada em razão da perda de renda e do consequente endividamento”, destaca o secretário de Justiça, Família e Trabalho, Ney Levrepost.

De acordo a chefe do Procon/PR, Cláudia Silvano, muitos consumidores que estão em débito deixam de procurar o órgão ou o seu banco por se sentirem constrangidos com a situação. “Acreditamos que esse mutirão pela internet vai incentivar as pessoas a negociar suas dívidas e sair dessa situação que causa diversos transtornos na vida de qualquer cidadão”.

Para participar do mutirão online basta o consumidor fazer o seu registro na plataforma www.consumidor.gov.br – quando receberá um login e senha. Em seguida, deve fazer o relato do seu problema, informando que deseja participar do mutirão de renegociação de débitos. Após finalizar o registro, o banco ou a instituição financeira tem o prazo de 10 dias para apresentar uma proposta ou resposta para o consumidor.

No momento do preenchimento do registro é importante que o consumidor informe corretamente seus telefones e e-mail para contato, pois esses dados facilitarão o atendimento por parte das instituições participantes.

Terminado o prazo para resposta do fornecedor, o consumidor tem 20 dias para avaliar o retorno do credor.

AEN