Economia

Procon alerta consumidores sobre a Black Friday

Empresas elevam os preços dos produtos uns dias antes para atrair os consumidores pelo gordo desconto, e, na prática, muitos acabam pagando mais caro do que o produto realmente custava

Arte;Divulgação
Arte;Divulgação

Aguardada com ansiedade para quem adora um desconto, a Black Friday ganhou o apelido de “black fraude” não por acaso. Tradicional nos Estados Unidos, a feira chegou ao Brasil há poucos anos e trouxe junto dor de cabeça aos consumidores. O lema “Pague metade do triplo do preço!” traduz um pouco o que acontece. Empresas elevam os preços dos produtos uns dias antes para atrair os consumidores pelo gordo desconto, e, na prática, muitos acabam pagando mais caro do que o produto realmente custava.

Mas tudo isso já está identificado e o controle passou a ser maior. O próprio Procon monitora a campanha, que ocorre tradicionalmente na última sexta-feira de novembro, que, neste ano, será no dia 27, para tentar reduzir os danos de possíveis fraudes.

Em Cascavel, o Procon recomenda aos consumidores que, para aproveitar as ofertas sem sofrer danos, é importante ficar atento, desde já, aos preços dos produtos que pretendem comprar.

Confira as dicas elaboradas pelo Procon Cascavel:

– Nos casos de compras on-line, é importante o consumidor se cadastrar no site que deseja fazer a compra dias antes da Black Friday, para comparar a possível variação de preços.

– Desconfie dos preços muito baixos. Existem produtos que, durante a Black Friday, encontram-se a preços extremamente baixos. Desconfie desses produtos pois poderão ter sido devolvidos por outros consumidores ou têm algum defeito.

– Leia as letras pequeninas: Antes de comprar um produto, informe-se se pode trocá-lo no futuro. As lojas não são obrigadas a aceitar a troca ou a devolução de um produto sem defeito, ainda que muitos comerciantes o façam por cortesia ou para fidelizar clientes. Assim, pense bem antes de comprar uma peça de vestuário on-line ou investigue se um equipamento eletrônico se enquadra na sua sala.

– Mesmo as lojas não sendo obrigadas a trocar o produto sem defeito, elas concedem normalmente de 15 a 30 dias para a troca ou a devolução de artigos. O produto tem de estar no mesmo estado de compra. Existem ainda outras particularidades nas políticas de trocas das lojas, por isso leia as letras pequenas antes da compra. IMPORTANTE! Guarde sempre o comprovante da compra. Verifique o frete para a troca e a devolução do produto trocado.

– Para evitar o endividamento, o consumidor não deve se deixar levar pelo impulso e procurar adquirir apenas o que realmente precisa.

– As compras on-line só devem ser feitas em sites seguros e confiáveis, de preferência que tenham cadeado no endereço eletrônico da loja. Isso deve ajudar a evitar sites maliciosos que estão tentando obter informações pessoais;

Como evitar cair em golpes

– A Black Friday é um dos principais dias do ano para comprar on-line. Com o aumento do número de transações, aumentam também as situações de fraude. Os criminosos utilizam emails e anúncios falsos em redes sociais ou pesquisas no Google para chamar a atenção do consumidor com grandes descontos. Muitos consumidores são atraídos para sites falsos, disponibilizando informação pessoal e de cartões de crédito. Se vai efetuar compras on-line, evite colocar os seus dados em wi-fi público ou responder a emails de origem duvidosa.

– Procure no site informações básicas sobre o fornecedor: nome da empresa, CNPJ/CPF, endereços físicos e eletrônicos, telefone e demais informações que possibilitem seu contato e localização.

– Guarde todos os registros de sua compra, como e-mails de confirmação, códigos de localização e de realização da compra. De preferência, utilize como meio de pagamento o cartão de crédito, pois, caso haja algum problema, é mais fácil de fazer o estorno.

– Faça as contas ao custo total da compra. A maioria das lojas cobra despesas de envio, que variam conforme o tamanho e o peso dos produtos adquiridos. Essas despesas podem fazer com que o custo total da compra tenha valores muito próximos, ou até superiores, ao preço original do artigo.

DÚVIDAS OU RECLAMAÇÕES

Em caso de dúvidas ou reclamações, o consumidor poderá fazer sua reclamação pelo site consumidor.gov.br. Caso a empresa não esteja cadastrada nesse site, procure o Procon Cascavel. Informações, reclamações e agendamentos poderão ser feitos pelo telefone (45) 3392-6300.