Cotidiano

Passaporte: Polícia Federal sugere que usuários solicitem pedido urgente

RIO – Uma ajuda para quem está sofrendo com os atrasos na entrega do passaporte: em nota divulgada nesta sexta-feira (17/06), a Polícia Federal informou que a legislação brasileira permite que o usuário que não tenha condições de aguardar pelo documento solicite um “Procedimento de Entrega Urgente”. Para isso, no entanto, será necessário pagar taxa extra de R$ 77,17, via GRU (que deve ser requerido nos postos de atendimento).

O atraso na entrega, que tem ocorrido em todo o país, é devido a problemas com fornecedores da Casa da Moeda do Brasil (CMB), responsável pela confecção do documento. O prazo atual de entrega, que era de seis dias, passou a ser de até 45 dias e ainda não há previsão para regularização do serviço.

A CMB também disponibilizou o email [email protected] para atender a pedidos urgentes e outras solicitações.

A CMB informa que o fornecimento da matéria prima necessária para fazer a capa do passaporte já foi retomado com os fornecedores, porém ainda em quantidade insuficiente para atender à demanda reprimida de pedidos.

“A instituição tem trabalhado 24 horas por dia para regularizar a situação, e se desculpa com a população por todos os transtornos”, diz nota.

Informações no site da Polícia Federal ou da Casa da Moeda do Brasil.