Economia

Otimismo melhora, bolsa sobe e dólar cai

O cenário favorável fez com que o dólar encerrasse em queda de 1,82%, a R$ 5,5673

Otimismo melhora, bolsa sobe e dólar cai

São Paulo – Ventos externos favoráveis e um ambiente com menor tensão política sopraram na Bolsa de Valores de São Paulo, a B3, que fechou a segunda-feira com ganho de 2,21%, aos 96.089,19 pontos. O cenário favorável fez com que o dólar encerrasse em queda de 1,82%, a R$ 5,5673.

O anúncio da alta do presidente americano Donald Trump do hospital após o diagnóstico de covid-19 e os sinais positivos que chegam do Renda Cidadã deram fôlego aos ativos. “A condição [de saúde] do presidente Trump melhorou no fim de semana e o otimismo é alto de que se recuperará, mas parece improvável que seja capaz de quebrar a liderança maciça de Joe Biden”, escreveu em nota o analista Edward Moya, da OANDA, em Nova York.

“Lá fora, o mercado começa a mostrar satisfação com eventual vitória do Biden. O debate da semana passada foi um fracasso para a tática divisiva de Trump, que começa a perder apoio inclusive nos segmentos da população em que tinha aprovação, entre os cidadãos de mais idade, e americanos brancos e protestantes”, diz Shin Lai, estrategista-chefe da Upside Investor Research.

Por aqui, a atenção segue concentrada na definição do Renda Cidadã e, após os ruídos políticos da semana passada entre o ministro da Economia, Paulo Guedes, e o do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, o relator do Orçamento de 2021 e da PEC do Pacto Federativo, Márcio Bittar (MDB-AC), indicou ontem que Guedes e a equipe econômica continuam de posse do “carimbo” e que a solução necessariamente respeitará o teto de gastos. “É um sinal positivo e, quando veio a público, contribuiu não só para a Bolsa, como também para aliviar o câmbio”.