Economia

Otimismo com eleição dos EUA faz Bolsa subir

A consultoria política Eurasia avaliava em 80% a chance de triunfo para Biden

Otimismo com eleição dos EUA faz Bolsa subir

São Paulo – O bom humor tomou conta da Bolsa de Valores de São Paulo, a B3, em dia de eleição presidencial nos EUA nessa terça-feira (3). Nesse cenário, o Ibovespa fechou em alta de 2,16%, aos 95.979,71 pontos, apoiado pelo bom desempenho dos índices do exterior, que já traçam um futuro promissor para o novo pacote de estímulos com uma vitória democrata. Já o dólar voltou a pressionar o real em um dia favorável para as moedas emergentes e acabou por terminar com alta de 0,42%, a R$ 5,7622.

“Os mercados reagiram positivamente ao Dia das Eleições, finalizado hoje [ontem], e saudaram positivamente o ‘novo presidente americano’, o que pode destravar a agenda de pacotes de estímulos nos EUA. Uma sinalização importante é que os eleitores democratas tendem a votar mais por correio”, aponta em nota a Upside Investor Research.

A consultoria política Eurasia avaliava em 80% a chance de triunfo para Biden e, caso o democrata seja vitorioso na Flórida, Carolina do Norte ou Arizona, o resultado final poderia ser conhecido ainda ontem.

“Se Biden vencer ainda hoje [ontem], os mercados emergentes devem abrir bem amanhã [hoje]. Por outro lado, quanto mais apertado for o resultado, especialmente em swing States [estados que alternam preferência], maior a chance de judicialização. O mercado pareceu colocar no preço hoje uma onda azul, com vitória de Biden acompanhada por maioria democrata no Senado e na Câmara. Mas é preciso ter cautela”, aponta Étore Sanchez, economista-chefe da Ativa Investimentos.