Cotidiano

Ministro virá se reunir com prefeitos

Além de liberar recursos, Barros vai apresentar aos prefeitos o programa de otimização dos investimentos da pasta

Curitiba – O ministro da Saúde, Ricardo Barros, começará hoje por Cornélio Procópio, Ponta Grossa e Pato Branco uma série de reuniões com prefeitos e secretários municipais dos 231 municípios do Paraná que integram consórcios regionais de saúde do Estado. A programação será encerrada na terça-feira (23), em Cascavel, onde ele se encontrará com gestores dos municípios que integram a Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná).

Além de liberar recursos, Barros vai apresentar aos prefeitos o programa de otimização dos investimentos da pasta, “É importante entender as necessidades e reconhecer as melhorias da parte do financiamento federal dos serviços de saúde. Criar uma boa articulação entre os entes federativos e a bancada federal para que os recursos possam chegar com maior facilidade ao Estado”, enfatiza o ministro.

EMERGÊNCIA

Em Cascavel, o prefeito Leonaldo Paranhos decretou na manhã de ontem estado de emergência na saúde pública do município. Ele atribuiu a medida aos muitos problemas encontrados no setor, como estruturas precárias, obras paralisadas e falta de servidores. A ideia do decreto de emergência é permitir uma maior agilidade nos trâmites burocráticos necessários para ações consideradas emergenciais.