Cotidiano

Mais saúde à mesa

Quem não quer por à mesa uma verdura ou legume fresquinho e sem agrotóxico? A partir de hoje, na Avenida das Torres, o projeto Agricultura Familiar vai auxiliar os moradores locais a ter uma alimentação mais saudável e de graça. Uma cerimônia, às 9h, marca a inauguração do espaço de mais de dois mil metros quadrados, cedido pela Prefeitura de Cascavel à associação de moradores.

Conforme o coordenador do programa Território Cidadão, Ailton Lima, no projeto são ofertados somente alimentos orgânicos cultivados em uma horta próxima ao Loteamento Cidade Verde. “Tudo que for produzido neste espaço será destinado ao consumo das famílias do conjunto habitacional. Caso haja algum excedente será usado nos Cras [Centro de Referência de Assistência Social] e Creas [Centro de Referência Especializado de Assistência Social] e também pelas escolas”, afirma Lima.

Variedades

Na horta, a variedade de produtos é grande: tomate, rúcula, almeirão, batata-doce, alface, couve folha, entre outros. O canteiro, preparado pelo Município com parceria da Copel (Companhia de Energia do Paraná), vai receber os cuidados da própria população.

Em Cascavel, já foram criadas 16 hortas por meio do projeto Agricultura Familiar. Segundo Lima, uma delas, no Bairro Cascavel Velho, já está em sua terceira colheita.

Território Cidadão

No próximo dia 29 começa mais uma etapa do Território Cidadão. O programa vai até o Bairro Santa Cruz, onde serão desenvolvidas diversas ações, como atenção básica à saúde. Conforme Lima, já estão programadas datas para a emissão da carteira de identidade. No dia 28 de novembro, os atendimentos serão exclusivos às crianças e adolescentes. Já nos dias 29 e 30 deste mês qualquer pessoa pode procurar o serviço no Território, inclusive para segunda via. Os atendimentos serão feitos no Cras CEU.