Cotidiano

Freixo critica nova tarifa única de Metrô e BRT: ?É desconto, não integração?

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RIO ? O candidato do PSOL à prefeitura do Rio, Marcelo Freixo, fez críticas à nova integração entre o metrô e o BRT, anunciada na última terça-feira pela prefeitura e pelo governo estadual. Na segunda-feira, dia a abertura ao público da LInha 4 do metrô, até a Barra, a falta de integração com o BRT foi a principal queixa dos usuários. Para viajar nos dois modais, os passageiros têm de pagar R$ 7,90 (R$ 4,10 do metrô e R$ 3,80 do BRT). No dia seguinte, as autoridades anunciaram que a viagem nos dois meios custará R$ 7, um abatimento de 11,39%.

A tarifa promocional ainda não atenderá todos os usuários de ônibus na cidade, já que as linas convencionais não foram incluídas na integração. Se o passageiro precisar usar uma linha convencional para chegar até um corredor de BRT, e depois embarcar no metrô, continuará pagando R$ 7,90 pelos dois modais.

? Sete reais é muito caro. O que teve foi um desconto do valor da passagem, não uma integração entre os dois transportes. Integração de verdade seria você pagar uma passagem e poder usar mais de um modal. É o que pretendo fazer. Hoje quem pega metrô, BRT, barca, paga caro e demora para chegar em casa ? disse Freixo, durante panfletagem na Central do Brasil na manhã desta quarta-feira.

O candidato do PSOL propõe subsidiar a integração entre os transportes, e ainda escolher pelo menos uma linha convencional, preferencialmente na Zona Oeste, para exprimentar a tarifa zero no transporte municipal. Segundo ele, o dinheiro para garantir estes investimento viria de duas fontes: a arrecadação com as multas de trânsito e o corte da isenção fiscal para empresas de ônibus, que na cidade do Rio pagam 0,01% de ISS.

? Só com esse desconto no ISS para as empresas de ônibus, o Rio deixou de arrecadar mais de R$ 300 milhões nos últimos anos. Este valor poderia ser usado na integração dos modais: ônibus, trens, matrô, barcas. Mesmo que alguns meios sendo estaduais, a prefeitura deve conversar com o governo estadual. Vou criar um Fundo de Mobilidade do Rio, que receberá os recursos provenientes das multas de trânsito, que ninguém sabe para onde vai ? completou Freixo.