Cotidiano

Forças líbias completam retomada de Sirta, bastião do Estado Islâmico

LIBYA-SECURITY_SIRTE-GVL31HA4M.1.jpgSIRTA – Com apoio de ataques aéreos dos EUA, as forças militares líbias terminaram a retomada de Sirta, bastião do Estado Islâmico no país. A batalha de seis meses pelo antigo reduto do grupo terrorista aparentemente acabou após dezenas de mulheres e crianças que haviam sido escondidas com os jihadistas deixarem os edifícios em ruínas onde eles tinham mantido posição.

Um porta-voz das forças líbias disse que a campanha militar continuaria até que a área mais ampla fosse assegurada. Lutadores dispararam no ar cantando “Líbia Livre” e “O sangue dos mártires não foi em vão”.

O porta-voz Rida Issa disse que apesar de as forças terem “garantido todos os edifícios e ruas” no distrito de Ghiza Bahriya, isso não significou o fim da operação liderada a partir da cidade de Misrata.

? Ainda precisamos proteger a área ao redor de Sirta.LIBYA-SECURITY_SIRTE-GVL31HCJF.1.jpg

A perda de Sirta deixa o EI sem qualquer território fixo na Líbia, embora mantenha uma presença ativa em algumas partes do país africano. O grupo jihadista assumiu Sirta no início de 2015, transformando-o em sua base mais importante fora do Oriente Médio e movendo grande número de lutadores estrangeiros para a cidade.

? A derrota do Estado Islâmico é uma grande ação, mas só pode ser vista como um passo ? comemorou o ministro da Defesa francês, Jean-Yves Le Drian.

Sirta fica em uma posição estratégica ao longo da costa da Líbia, perto de alguns dos principais campos e terminais petrolíferos do país. Perto do lugar de nascimento de do ex-ditador Muamar Kadafi, é a cidade onde ele foi morto a tiros, em 2011, depois de governar a Líbia por 42 anos.LIBYA-SECURITY_SIRTE-GVL31HCLP.1.jpg