Economia

Fiscalização eletrônica: com quatro participantes, fase de classificação obtém 46,77% de desconto

Certame segue agora para etapa de testes em escala real em quatro vias que apresentaram excesso de velocidade durante estudos da Transitar, antes de seguir para a sessão de habilitação e homologação do resultado

Fiscalização eletrônica: com quatro participantes, fase de classificação obtém 46,77% de desconto

Foi aberto na manhã de hoje (17) o Pregão Eletrônico nº 04/2022 da Transitar para contratar a empresa que prestará os serviços técnicos especializados em locação, implantação, remanejamento e manutenção dos equipamentos de fiscalização eletrônica de trânsito em Cascavel. A empresa que for declarada vencedora ainda disponibilizará um CPDI (Centro de Processamento de Dados de Imagens) e um CCO (Centro de Controle Operacional) por um período de 48 meses. O contrato com a empresa que prestava os serviços de fiscalização eletrônica em Cascavel encerrou em dezembro de 2021.

O certame, aberto pelo valor máximo inicial de R$ 33.098.428,80 atraiu quatro participantes, que disputaram lance a lance até a classificação pelo menor preço. A Fiscal Tecnologia e Automação Ltda. ficou classificada provisoriamente em primeiro lugar, com o valor de R$ 17.650.000,00, o que representa um desconto de 46,77% sobre preço estabelecido em edital. O resultado será publicado amanhã (18) no Órgão Oficial já com a convocação da classificada para próxima fase do certame, que é a de realização de testes em escala real (amostra) dos equipamentos. A empresa deverá realizar a instalação dos equipamentos nos endereços indicados pela Transitar, que realizará o teste em escala real. Em sendo aprovada nessa etapa, a empresa deverá apresentar a documentação para habilitação, sendo esta a próxima etapa, e estando em conformidade com o edital, será encaminhada para homologação do certame.

Testes em quatro endereços

Para os testes em escala real, que irão avaliar as amostras dos equipamentos, foram definidos quatro endereços a partir de estudos e estatísticas de trânsito da Transitar que apontaram excesso de velocidade e altos índices de acidentes. Durante a fase de aferição e avaliação dos equipamentos, não haverá aplicação de multas.

1 – Na Avenida das Pombas, 1255, será aferido equipamento de fiscalização eletrônica para detecção de infrações por excesso de velocidade e registro de imagens do tipo fixo controlador;

2 – Na Rua Adolfo Garcia, nº 761, será instalado equipamento de fiscalização eletrônica para detecção de infrações por excesso de velocidade e registro de imagens do tipo fixo redutor (barreira eletrônica).

3 – Na Rua Itália, nº 1056, os testes serão realizados com equipamento de fiscalização eletrônica para educação de trânsito, do tipo fixo redutor (barreira eletrônica).

4 – Na pista da Avenida Brasil, cruzamento com a Rua Erechim (oeste-leste) será aferido equipamento de fiscalização eletrônica para detecção de infrações por excesso de velocidade, avanço de sinal vermelho, parada sobre a faixa de pedestres, conversão proibida e trânsito exclusivo de determinados tipos de veículos e registro de imagens do tipo fixo controlador.

Os demais pontos de instalação serão definidos com base nos estudos técnicos que foram desenvolvidos pela Transitar, e serão divulgados com até cindo dias úteis após a homologação do processo licitatório.

Secom