Cotidiano

Em vídeo, reféns do Talibã pedem socorro a Donald Trump

Afghanistan Captives

CABUL ? O Talibã divulgou um vídeo em que mostra, pela primeira vez desde sua captura, dois professores universitários sequestrados em Cabul há cinco meses. No registro, os reféns fazem um apelo direto ao presidente eleito dos EUA, Donald Trump, para que ele negocie sua liberdade com o grupo terrorista. Em troca, a organização demanda a liberdade de vários de seus soldados mantidos presos pelo governo americano.

? Donald Trump, senhor, eu te peço, por favor. Isso está nas suas mãos. Te peço para negociar com o Talibã. Se você não o fizer, nós vamos ser mortos ? disse um dos reféns.

Talibã libera vídeo de reféns O americano Kevin King e o australiano Timothy Weeks lecionavam na Universidade Americana do Afeganistão quando foram raptados violentamente por homens armados do lado de fora do campus, em agosto do ano passado. No mesmo mês, o Pentágono revelou que uma tentativa de resgate havia falhado.

Esse não é o único caso recente de sequestro de estrangeiros na capital afegã. Duas outras australianas foram raptadas. Também no mês de agosto, a trabalhadora humanitária Kerry Jane Wilson foi libertada após quatro meses de cativeiro. Em novembro, mais uma australiana foi sequestrada, mas seu paradeiro permanece desconhecido.

O governo americano já negociou previamente com a organização terrorista. Em 2014, Bowe Bergdahl, um soldado americano, foi libertado pelo grupo Haqqani após a soltura de cinco prisioneiros do Talibã.