Economia

Dólar fecha em baixa com posse de Biden, mas vacinação preocupa

O tom conciliatório, o compromisso com o combate às fake news e à pandemia de covid-19 ditaram o tom do discurso do democrata

Dólar fecha em baixa com posse de Biden, mas vacinação preocupa

São Paulo – As primeiras palavras de Joe Biden como 46º presidente dos Estados Unidos foram acompanhadas de perto pelos investidores. O tom conciliatório, o compromisso com o combate às fake news e à pandemia de covid-19 ditaram o tom do discurso do democrata. Com isso, o dólar fechou em queda leve de 0,63%, a R$ 5,3118. No entanto, a perspectiva de um atraso na imunização no País segurou os ganhos da Bolsa brasileira, que fechou em queda de 0,82%, aos 119.646,40 pontos.

“Vamos restaurar nossas alianças e nos engajar com o mundo outro vez”, afirmou Biden.

Em Nova York, as medidas de incentivo trilionárias já anunciadas por Biden são altamente esperadas por investidores, que levaram o Dow Jones, o S&P 500 e o Nasdaq a fechar com novas máximas históricas. Os três índices tiveram altas de 0,83%, 1,39% e 1,97%, respectivamente.

Outra preocupação doméstica era a decisão do Copom (Comitê de Política Monetária) dessa quarta, depois do encerramento dos negócios no mercado. Nesse caso, há questões não sobre a taxa básica de juros, Selic, que foi mantida em 2% ao ano, mas, segundo economistas, sobre as projeções futuras do Copom, que podem antecipar o reajuste para cima da taxa, previsto apenas para o fim do ano.