Cotidiano

Descoberta pirâmide original abaixo de templo de maia em Chichén Itzá

201611161956011347_AP.jpg

RIO ? Arqueólogos anunciaram a descoberta de uma estrutura no interior do Templo de Kukulcán, nas ruínas maias de Chichén Itzá, no México. De acordo com os especialistas, trata-se da estrutura original da pirâmide, por cima da qual foram erigidas outras duas estruturas, que deram o formato atual do monumento.

Os pesquisadores estimaram que essa pirâmide original, em estilo ?maia puro?, foi construída entre os anos 550 e 800. Usando modernas técnicas de tomografia, eles descobriram que a estrutura tinha dez metros de altura. Por cima dela, foi construída uma segunda pirâmide, com 20 metros de altura, concluída entre os anos 800 e 1000. A última camada, que alcança 30 metros de altura, foi construída entre os anos 1050 e 1300.

? É como a matriosca. Dentro da maior, nós temos outra e, dentro dela, outra ? disse Rene Chavez Seguro, que liderou o projeto.

Segundo Denisse Argote, especialista no Instituto Nacional de Antropologia e História do México, as estruturas podem ter sido construídas uma em cima da outra por vários motivos, incluindo a deterioração ou uma homenagem a novos líderes. A descoberta, feita com técnicas não invasivas, joga luz sobre a cultura maia original, antes dela receber influências de populações da região central do México.

_92475905_mediaitem92475904.jpg

Essa é a mais recente descoberta envolvendo o conhecido Templo de Kukulcán. A estrutura foi descrita primeiramente em relatos de exploradores espanhóis do século XVI, e detalhado em estudos conduzidos ao longo do século XIX. Na década de 1940, a segunda camada dentro da pirâmide foi detectada. E no ano passado, pesquisadores descobriram que a estrutura foi erigida sobre um rio subterrâneo.

? Para tornas as coisas ainda mais complicadas, a terceira boneca russa pode ser, na verdade, um conjunto de bonecas menores dentro de uma mesma casca ? disse Geoffrey Braswell, antropólogo da Universidade da Califórnia, em San Diego, que não esteve envolvido no projeto. ? Ela parece ser bem menor que as duas pirâmides exteriores, e não está perfeitamente alinhada com elas.

Analisando as imagens divulgadas, Rene Chavez, da Universidade Autônoma Nacional, avalia que essa estrutura mais interior parece ter uma escadaria e, talvez, um altar no topo, que pode ter sido apenas coberto e preservado. A estrutura não foi mapeada, e não está claro se escavações serão realizadas.