Cotidiano

Confrontos deixam 70 combatentes sírios mortos em Aleppo

201606151001206007_AP.jpg

ALEPPO ? Ao menos 70 combatentes morreram em 24 horas de confrontos entre as forças do regime sírio e rebeldes aliados a extremistas em Aleppo, segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH). As forças de Bashar Al-Assad, apoiadas por bombardeios da aviação síria e russa, reconquistaram Zeitan e Jalasa, duas localidades que haviam sido tomadas pelos insurgentes algumas horas antes.

Nesta quarta-feira, os extremistas da Frente Al-Nosra (Al-Qaeda) iniciaram um novo contra-ataque para recuperar Jalasa, que é considerado um ponto estratégico da região. A reconquista de Jalasa permitiria aos rebeldes monitorar a via de abastecimento do regime entre o aeroporto de Nairab e Aleppo.

Atualmente, a cidade de Aleppo está dividida em duas: a zona oeste sob poder do regime e a zona leste controlada pelos rebeldes.

No sul da província de Aleppo, a localidade de Khan Tuman e outros setores foram alvos de bombardeios noturnos. Ao norte de Aleppo, o regime bombardeou a principal estrada de abastecimento dos rebeldes e a região de Al-Maleh.

Desde 2011, mais de 280 mil pessoas morreram na guerra civil síria. Outros milhões de sírios foram obrigados a fugir dos seus lares.