Opinião

ADI pelo Paraná: turismo, Cepatur e mobilidade

ADI pelo Paraná: turismo, Cepatur e mobilidade

Turismo

O governo do Paraná e entidades do setor articularam para retomar as atividades de turismo. O projeto de Retomada do Turismo no Paraná, que caminha a todo vapor, tem como objetivo inicial possibilitar a recuperação a partir do turismo regional, com viagens de até 200 quilômetros dentro do próprio Estado, principalmente nos segmentos ecoturismo, aventura e rural.

 

Cepatur

Os impactos da pandemia nas atividades turísticas foram discutidos na 82ª Reunião Extraordinária do Cepatur (Conselho Paranaense de Turismo). A reunião foi conduzida pelo presidente da Paraná Turismo, João Jacob Mehl, que nomeou o novo vice-presidente do conselho, Giovanni Diego Bagatini, da Fecomércio-PR. “O turismo regional deve ser o foco para a recuperação do setor no Estado”, afirmou Mehl.

 

***Proposta ousada

O candidato a prefeito de Ponta Grossa, Marcio Pauliki (SD), tem ousado nas promessas de campanha. Para reduzir as filas de espera por consultas de especialidades médicas, o candidato pretende criar um Plano de Saúde Municipal gratuito. Segundo Pauliki, “o projeto poderá ser executado através da parceria com hospitais e clínicas particulares, com isso aumentando o número de atendimentos a população.”

 

Mobilidade

Profissionais do Jornalismo se uniram, ao longo de dois meses, para selecionar 25 iniciativas que se destacam no setor de mobilidade urbana e seus desafios em tempos de pandemia no Brasil e no mundo. A capital paranaense foi uma das iniciativas em destaque. Curitiba é pioneira no sistema de transporte rápido (BRT). O sistema facilita e acelera a circulação diária de cerca de 2 milhões de curitibanos por conta de seu tráfego em mais de 80 km em vias específicas, estações de embarque e pagamento antecipado.

Polo de inovação

O Paraná vai se transformar em um polo de pesquisa, desenvolvimento e inovação do Grupo Positivo. Grupo vai implantar uma base em Curitiba com foco no estudo e na descoberta de novas plataformas e produtos tecnológicos. A empresa também passa a concentrar as importações por meio dos portos e aeroportos paranaenses. Investimento é de R$ 23,6 milhões. A previsão é da abertura de 15 empregos diretos neste primeiro momento.

 

***Tempo recorde

As obras da Ponte da Integração, em Foz do Iguaçu, atingiram 34% no fim de setembro, o que significa que já estão visíveis os quatro principais pilares das margens, nos dois lados do Rio Paraná. Estrutura como um todo envolve 470 funcionários. Segunda ponte internacional sobre o Rio Paraná e a nova perimetral até a BR-277, que acompanha a obra, terão investimentos de R$ 463 milhões da Itaipu Binacional. Governo do Paraná é o gestor da obra.

 

Muito a colaborar

O ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta defendeu que o ex-ministro da Justiça Sergio Moro permaneça no Brasil. O posicionamento de Mandetta aconteceu após a notícia de que o ex-ministro da Justiça está sendo pressionado pela família para sair do Brasil e se distanciar da política. “Tem que ficar no Brasil e lutar, Moro tem muito a colaborar. Ele combateu um combate duro, forças duras e o Brasil espera muito dele”, disse.

 

Cloroquina

Um novo estudo feito pela Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, concluiu que a hidroxicloroquina não reduz o risco de infecção pelo novo coronavírus. A pesquisa se une a outras diversas evidências científicas que comprovam que o medicamento, e também a cloroquina, não é eficaz no tratamento ou prevenção da covid-19. O trabalho analisou 125 profissionais de saúde que atuam na linha de frente da pandemia, com metade tomando o remédio e a outra metade, placebo.