Cotidiano

Versace é criticada por campanha em que Gigi Hadid aparece como mãe

RIO – A ideia da nova campanha da Versace era trazer a grife italiana para a “realidade”, mas, diante da repercussão nas mídias sociais, parece que não deu muito certo. A maison foi criticada por escolher a modelo Gigi Hadid, de 21 anos, para “interpretar” a mãe de duas crianças negras. Para usuários no Twitter e no Instagram, a Versace deveria ter tido o cuidado de escolher uma modelo um pouco mais velha, como a top britânica Jourdan Dunn. A campanha ainda é estrelada por Karlie Kloss, de 23 anos, que também encarna uma mãe.

“Por que eles não escolheram Jourdan Dunn para a campanha, já que ela é realmente mãe?”, questionou no Twitter a usuária @dstfelix.

“O conceito da última campanha da Versace é tão ???? para mim. Gigi é uma mãe adolescente, como assim?”, criticou @PnkLucozad.

A ideia de colocoar Gigi como a mãe de uma família em que filhos e o pai são negros também não convenceu boa parte do público.

“Por favor, retirem esse anúncio da Versace, é constrangedor. O anúncio inteiro é focado na mãe de pele clara. Tanto as crianças como o pai olham para ela impressionados. As minorias são pouco representadas na indústria e, quando em comerciais, elas são quase SEMPRE retratadas na sombra de uma modelo de pele clara”, comentou uma usuária no Instagram.

Além das críticas pela escolha de Gigi, o timing da campanha em relação ao seu cenário, Chicago, não poderia ser pior: a cidade sofre com uma onda de violência, que afeta sobretudo a população negra. Durante o Memorial Day, feriado nacional nos Estados Unidos, 64 pessoas foram atingidas por tiros de sexta ao fim da segunda-feira. Das vítimas, 52 eram negros, 11 hispânicos e apenas um branco.

Em entrevista ao “The New York Times”, o fotógrafo Bruce Weber explicou que escolheu a cidade após ler uma reportagem sobre um ativista local, Padre Mike.

“Fui falar com ele antes de começarmos a fotografar, e ele falou sobre política e a necessidade de recuperar bairros antigos, e isso me fez pensar que queria que essas fotos significassem algo para a cidade”, comentou Weber.