Cascavel – A eleição municipal deste ano trouxe algumas novidades em Cascavel. O número de candidatos foi dos mais expressivos e a campanha, além de reduzida, colocou à prova novidades da recente minirreforma eleitoral. Porém, um dos aspectos mais interessantes foi a estreia de um projeto que apurou o grau de veracidade de declarações dos candidatos à prefeitura.
Ao participar de reunião na Acic, o coordenador do Valongo, Vinicius Pereira, deixou claro que os trabalhos vão continuar em 2017, mas agora com foco no acompanhamento do cumprimento do plano de governo do novo prefeito e da atuação dos vereadores na Câmara.
A criação do projeto teve origem em uma conversa entre amigos que, com base no que ocorre em outros países, decidiram testar a eficiência da metodologia de checagem na campanha eleitoral de Cascavel. Com poucos voluntários e quase nenhum dinheiro, o objetivo era oferecer aos eleitores um mecanismo a mais de avaliação e de escolha consciente dos candidatos.
O processo de análise de declarações seguiu um criterioso modelo de passos desenvolvido pelo grupo, segundo Vinicius. Todas as fases do método precisaram ser cuidadosamente criadas, tudo para garantir que a apuração fosse a mais isenta e correta possível. A opção lógica foi empregar a plataforma digital para divulgação e interação com os eleitores.
Aprendemos fazendo e muito ainda pode ser aperfeiçoado e melhorado, reconheceu Vinicius, lembrando que as declarações dos candidatos foram confrontadas com dados das mais diversas fontes, como tribunais de contas, leis, portarias e decretos. Diante de uma base confiável de comparação foram, então, estabelecidos graus de veracidade ou não da fala do candidato.
CAUTELA
Em países onde instrumentos como esse funcionam e são largamente conhecidos, o nível das eleições, dos debates e até mesmo da condução do político em sua vida pública melhorou. Alguns vícios, que costumam ser mais comuns em parte dos homens públicos, foram gradualmente suprimidos.
Em Cascavel, embora o projeto estivesse em sua estreia, alguns resultados foram percebidos. Um deles foi maior cautela empregada pelos candidatos sobre o que diziam à mídia aos eleitores em entrevistas e em debates. Também existiu preparo técnico maior, com busca de informações, estudos e preocupação em compreender o atual momento político e econômico antes de se manifestar ou prometer certas coisas.
MAIS DE 2.500 CURTIDAS
Alguns números mostram o sucesso que o Valongo alcançou em sua primeira participação em uma eleição municipal em Cascavel. Mesmo ficando apenas cerca de um mês no ar, o site recebeu 2.552 curtidas. Dessas, 55% foram de homens e 45% de mulheres. 65% dos que interagiram ativamente com a ferramenta eletrônica têm entre 18 e 34 anos. No total, comentou Vinicius, as interações chegaram a 970 mil.