Depois de toda a celeuma que resultou em um atraso de pelo menos oito meses desde o sorteio das famílias para o Residencial Jardim Riviera, na zona norte de Cascavel, agora com autorização da Justiça para a sequência do processo e uma força-tarefa determinada pelo prefeito Leonaldo Paranhos para agilizar o atendimento aos contemplados que devem entregar a documentação no Setor do Programa Minha Casa, Minha Vida para finalizar os trâmites necessários ao processo de entrega das 2.089 moradias, um cenário que ninguém esperava: a baixa adesão dos convocados pelo Município para cumprir esta etapa do processo obrigatório.
O atendimento começou no dia 7 de julho, de segunda a sábado, das 8h às 12h e das 13h às 17h, mas balanço realizado no fim da tarde de quarta-feira revela que apenas 45% das pessoas que deveriam ter comparecido atenderem à convocação.
"Fizemos um levantamento e ligamos para as famílias agendadas para os dias 7 e 8. A maioria nem sequer atende ao telefone. Estamos preocupados, pois podem perder o direito à moradia tão sonhada", revela a coordenadora do Programa, Marilda Thomé Paviani.
Quem não comparecer será excluído
Os candidatos que não comparecerem na data marcada serão excluídos automaticamente do processo de seleção, conforme alínea (c) do item 5.2.3 do Manual de Instruções para Seleção de Beneficiários, aprovado pela Portaria Nº 163 de 6 de maio de 2016 do Ministério das Cidades. O prazo termina dia 26 de julho.
"Temos um prazo para fechar os grupos e urgência em encaminhar a documentação para análise na Caixa Econômica. As pessoas que perderam a data do atendimento ainda podem reagendar pelo telefone 3321-2305 ou pessoalmente no setor uma nova data e as que ainda estão na lista do agendamento devem ficar atentas à data e horário que devem comparecer ao setor", acrescenta Marilda Thomé Paviani.
A lista está sendo divulgada no site da prefeitura (www.cascavel.pr.gov.br) e também está afixada na entrada da prefeitura, em todas as unidades de Saúde e em todos os Cras do Município.
"A lista de reconvocação refere-se aos candidatos convocados tanto em meio físico quanto no site do Município no período de 26 de outubro de 2016 a 20 de dezembro de 2016 e que não compareceram no setor ou não apresentaram todos os documentos solicitados. Com esta segunda chance de apresentarem os documentos, passam a integrar a lista de reserva", detalha Marilda.
Documentos exigidos
As famílias sorteadas em outubro do ano passado precisam comparecer ao setor do Programa Minha Casa Minha Vida, localizado no primeiro andar da Prefeitura, respeitando a data e o horário previamente agendado, munidas dos documentos abaixo relacionados.
Documentos originais obrigatórios
Do responsável pelo cadastro e do cônjuge ou companheiro:
– RG, CPF e Título de Eleitor;
Prova de Estado Civil:
– Solteiros (ou que mantêm união estável): Certidão de nascimento;
– Casados: Certidão de casamento;
– Viúvos: Certidão de casamento e Certidão de óbito do cônjuge;
– Separados e Divorciados: Certidão de Casamento com averbação de separação ou divórcio.
Comprovante de Renda:
– Carteira de trabalho (mesmo que não esteja registrada);
– Trabalho Formal: Holerite (últimos 3 meses) ou Extrato do INSS;
Dos filhos e outros moradores do domicílio
CPF, RG e Carteira de trabalho e holerite (últimos 3 meses) dos maiores de 16 anos;
Comprovação de residência:
– Comprovante de endereço;
– Comprovante de aluguel (contrato e ou recibos contendo endereço, quadra, lote do imóvel, nome completo e CPF do proprietário);
Pessoa com deficiência, apresentar laudo médico com CID.