Cotidiano

Protótipo de acadêmicos vence o Eco-marathon

O consumo foi de 190,2 km/l, 102,86 km/l e 139,36 km/kwh, respectivamente

Curitiba – Depois de muito trabalho, três dias de competição, ajustes de última hora e emoção até o fim, as equipes Pé Vermelho – UTFPR (há campus também em Medianeira e Toledo), Feng Eco Racing – PUCRS (RS) e EcoVeículo – Unifei (MG) foram as campeãs da primeira edição brasileira da Shell Eco-marathon nas categorias gasolina, etanol e bateria elétrica. O consumo foi de 190,2 km/l, 102,86 km/l e 139,36 km/kwh, respectivamente.

As equipes vencedoras ganharam o transporte de seus veículos para a edição continental da competição, a tradicional Shell Eco-marathon Américas, que acontecerá em Detroit em abril do próximo ano. “Escutei que brasileiros não desistem e, nesses três dias, vocês me mostraram isso. É inevitável que toda competição tenha vencedores e perdedores, mas aqui só temos vencedores”, comenta Norman Koch, Diretor Técnico Global da Shell Eco-marathon.

A palavra dessa edição foi superação – ao menos foi o que ressaltaram os integrantes das equipes campeãs. “Como o terreno não era plano, tivemos que vencer os obstáculos. Não estávamos acostumados com esse tipo de pista”, ressalta Maurício Kusbick, da equipe Pé Vermelho. Já Letiele dos Santos, piloto da Feng Eco Racing, destaca: “Fizemos um carro diferente do padrão das outras equipes e passamos por muitas coisas para dar certo. Por isso, ganhar foi uma superação”. A piloto da EcoVeículo, Andrea Tieme Higa, ressaltou que passou por várias emoções nos três dias: “Chegamos com a expectativa alta.  Após a primeira inspeção, o ânimo caiu um pouco, mas após entrarmos na pista foi só alegria”.