Cascavel – A Itaipu Binacional e o Unfpa (Fundo de População das Nações Unidas) apresentaram nessa sexta-feira (15), aos prefeitos do oeste do Paraná, o projeto “Prevenção e redução da gravidez não intencional na adolescência”, desenvolvido pela empresa e a agência da Organização das Nações Unidas. Segundo Jaime Nadal, representante do UNFPA no Brasil, a iniciativa é uma oportunidade para os municípios paranaenses se tornarem referência na abordagem do assunto.
“As ações que pretendemos pôr em prática poderão trazer um impacto importante ao desenvolvimento da região oeste do Paraná. No futuro, essa experiência de sucesso poderá ser replicada em outros locais, inclusive outros países”, disse Nadal.
A Itaipu vai apoiar a iniciativa por meio do Grupo de Trabalho Itaipu-Saúde. Segundo o diretor-geral brasileiro da empresa, Marcos Stamm, “é bom saber que podemos contar com a parceria dos municípios para executar esse tipo de projeto, que envolve não apenas questões de saúde, mas também sociais, de educação e até mesmo de consciência das pessoas”.
O objetivo é levar informações de qualidade e apropriadas para que adolescentes possam tomar decisões voluntárias, informadas e responsáveis sobre sua saúde, seu futuro e evitar gestações não planejadas. A ação conjunta envolve serviços, estratégias de comunicação, produção e análise de dados que permitam desenvolver políticas públicas voltadas para adolescentes e jovens, em especial na prevenção da gravidez não intencional.
Esta parceria está centrada nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável de número 3 – Saúde e Bem-Estar; 5 – Igualdade de gênero; e 17 – Parcerias e Meios de Implementação.