Cerca de 70 professores da região Oeste, do Paraguai e da Argentina participaram de uma capacitação para ensino da astronomia. O Curso Nase (Network for Astronomy School Education) dissemina didáticas de astronomia, buscando formar educadores de ensino primário e secundário. O curso é uma iniciativa da União Astronômica Internacional (Unión Astronómica Internacional – IAU) e foi ofertado em parceria com o Parque Tecnológico Itaipu, por meio do Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho.
O Polo Astronômico é um centro de ciências com foco na astronomia, cujas atividades visam a educação, a pesquisa e o turismo. Desde 2010, capacitou mais de 1,3 mil professores e atendeu 72 mil estudantes, contribuindo para a construção de uma cultura científica regional. “O Nase possui um padrão que é referência no ensino da astronomia. A ideia é começar a adaptar as nossas atividades ao padrão Nase de formação”, destacou o coordenador do Polo, Janer Vilaça.
O curso teve duração de 43 horas e foi voltado para professores que já possuíam um conhecimento básico no tema, em uma perspectiva de aperfeiçoamento de definições e práticas. “A intenção do curso é fazer com que se entendam os conceitos da astronomia de uma forma vivencial, no dia a dia. Em oficinas, conferências, atividades externas e internas, trabalhamos diversos aspectos da astronomia, como questões culturais, sociais, dentre outras”, explica.