Cotidiano

Morre Robert James Waller, autor de 'As pontes de Madison'

waller.jpgRIO – O escritor americano Robert Waller morreu em Fredericksburg, no Texas, aos 77 anos, segundo confirmou na sexta-feira um de seus amigos. Waller é autor de sete romances, entre eles, “As pontes de Madison” (1992), que vendeu mais de 12 milhões de exemplares em 40 línguas e que virou filme estrelado em 1995 por Meryl Streep (indicada pelo papel ao Oscar de melhor atriz) e Clint Eastwood (também diretor do filme), além de um musical da Broadway. O escritor enfrentava um câncer.

“As pontes de Madison”, que Waller se gabava de ter escrito em 11 dias, conta da paixão do fotógrafo Robert Kincaid por Francesca Johnson, uma italiana casada com um fazendeiro de Iowa. O romance chegou ao primeiro lugar na lista de best-sellers do “New York Times” e ficou nela por mais de três anos. O filme de Eastwood arrecadou US$ 182 milhões em todo o mundo. O livro tinha muitos críticos, que apontavam nele um excesso de clichês e de sentimentalismo.

Waller cresceu em Rockford, Iowa, onde sua mãe era dona de casa e seu pai operava um pequeno negócio. Ele foi educado na Universidade do Norte de Iowa e na de Indiana, onde recebeu seu doutorado. Ministrou cursos de administração, economia e matemática aplicada de 1968 a 1991, trabalhou por mais de vinte anos como músico (tocando violão e flauta) em casas noturnas, e também foi fotógrafo.