Cotidiano

Mães são orientadas ao aleitamento materno

Ministério da Saúde preconiza que as mães amamentem até os seis meses, pelo menos

Cascavel – Orientar as mães sobre a importância do aleitamento materno. Esse é o foco da Semana do Aleitamento Materno, que está sendo desenvolvida em todas as unidades de saúde do município.

De acordo com a enfermeira Elis Regina Baú, uma das principais dificuldades não é a conscientização das mulheres, mas o momento em que elas retornam ao mercado de trabalho. “Além da atividade que está sendo desenvolvida nesta semana, cerca de 100 mulheres são orientadas semanalmente na unidade. Mas a maior dificuldade é fazer com que elas continuem amamentando quando estão trabalhando”.

Segundo ela, o Ministério da Saúde preconiza que as mães amamentem até os seis meses, pelo menos. “Essa conscientização é feita desde o pré-natal, durante a puericultura, e até eles completarem dois anos, se possível”.

Na USF (Unidade de Saúde da Família) do Periollo, cerca de 30 mães participaram de uma palestra sobre o tema e receberam um material educativo nutricional, mostrando a importância da amamentação.

Banco de Leite

Com baixo estoque, o Banco de Leite Humano do Hospital Universitário está solicitando às mães que façam doação de leite. Normalmente o Banco recebe de 200 a 230 litros de leite ao mês e em julho, com o período de férias e inverno, foi recebido cerca de 130 litros.

O material coletado é necessário para atender a demanda dos bebês internados na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Neo Natal, UCI (Unidade de Cuidados Intermediários) e maternidade do Hospital Universitário. Quem possui leite em excesso e deseja doar, pode entrar em contato pelo fone (45) 3321.5243 ou pessoalmente. O BLH fica no prédio de ensino, anexo ao Hospital Universitário.