Cotidiano

Feirão em São Paulo ajuda endividados a limpar o nome

DIVIDA_AGENCIA BRASIL.jpgRIO ? Começa nesta terça-feira, em São Paulo, a 20ª edição do Super Feirão Limpa Nome Serasa, que reúne 19 empresas de diferentes segmentos com objetivo de renegociar dívidas dos consumidores. Os estandes estão montados no Shopping Itaquera, zona leste da capital paulista, onde seguem até sábado, dia 26. Participam os principais bancos, financeiras, cartões de crédito, varejistas e empresas de telefonia celular e de cosméticos. No Rio, o Feirão Limpa Nome Serasa foi realizado até o dia 12 deste mês.

Fernanda Monnerat, diretora do Serasa Consumidor, disse que 25 mil pessoas passaram pelo feirão no ano passado, mas, para este ano, é difícil traçar uma expectativa de público.

?Tem a situação econômica, tem muita gente desempregada, a questão de décimo terceiro salário. A gente tem aí expectativa de número similar [ao ano passado]?, completa Fernanda, ressaltando que a crise econômica do país fez crescer a quantidade de endividados. ?Este ano, a gente teve um recorde de inadimplência. Em abril, foram 60 milhões de brasileiros inadimplentes. Com certeza tem a ver com todo o momento econômico, inflação alta, juros altos e o aumento do desemprego, obviamente. Isso faz as pessoas ficarem mais endividadas e o cenário fica mais crítico?, disse a diretora.

Para participar do feirão é preciso apresentar CPF e documento de identidade com foto. No local, há palestras gratuitas sobre educação financeira. No Super Feirão, o cidadão poderá abrir seu Cadastro Positivo, uma importante ferramenta que reúne o histórico de crédito de consumidores e empresas. O Cadastro Positivo permite que as concedentes de crédito vejam as contas pagas, o que pesa na decisão de crédito tanto por parte dos bancos como dos fornecedores, ao contrário do sistema anterior, quando apenas as dívidas não pagas eram consideradas. É regido pela lei 12.414 e está em vigor desde o início de 2013 no Brasil.

Versão on-line

Para facilitar o acesso, o Serasa disponibiliza uma versão on-line do feirão pelo site www.serasaconsumidor.com.br/feirao, no ar 24 horas por dia. A versão on-line do Super Feirão Limpa Nome permite renegociar dívidas diretamente com os credores, de qualquer lugar, com segurança e de forma gratuita. O site é desenvolvido em ambiente protegido, o que garante a proteção aos dados do consumidor. Assim, quem não tiver internet em casa, pode usar qualquer computador para negociar.

Várias empresas de diferentes setores vão oferecer oportunidades exclusivas para o consumidor que fizer a renegociação da dívida atrasada dentro do período de 8 a 26 deste mês. São elas: AES Eletropaulo, Banco Bradesco, Bradesco Cartões, Bradescard, Banco Fiat, Banco Itau BBA S/A, Banco Itaucard, Banco Itauleasing S/A, Banco Pan, Cil Com de Informática, Citibank, Claro, Credimed, Credsystem, Darom Móveis, Embratel, Financeira Itau CBD S/A, Hipercard, Itaú, Itaú Unibanco Financeira, Itaucred, Fundo de Renegociação de Débitos, Leader Card, Luizacred, NET, Pernambucanas, Porto Seguro Cartões, Portocred, Supermercados Cidade Canção, Tricard, Unimarka Distribuidora e Zema.

Para participar, basta acessar o site do evento e preencher o cadastro. Após esta etapa, o consumidor será direcionado a uma página onde estarão listadas todas as dívidas que constam na base de dados da Serasa. Nas dívidas com as empresas participantes serão apresentados os canais de atendimento disponíveis (telefones, e-mail, chat). A partir disso, o cidadão entra em contato as empresas para negociar possíveis descontos e condições de pagamento diferenciados ? em alguns casos, é possível que o boleto já esteja disponível, com uma proposta individualizada feita pelo próprio credor. Algumas companhias disponibilizam canais de atendimento com horários específicos de funcionamento.

Na última edição do Super Feirão Limpa Nome Online da Serasa, 5,3 milhões de consumidores acessaram o site para tentar uma renegociação. Desse total, 37% eram de São Paulo, 13,8% do Rio de Janeiro, 8,1% de Minas Gerais, 5,3% do Paraná e 4,2% da Bahia.