RIO ? A ex-ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial Luiza Helena de Bairros faleceu nesta terça-feira, aos 63 anos, em Porto Alegre, em decorrência de um câncer de pulmão. A informação, confirmada por lideranças do Partido dos Trabalhadores, foi divuldada pelo ?G1?.
Segundo o portal de notícias, não foram divulgadas informações sobre o velório. Luiza foi ministra do governo de Dilma Rousseff entre os anos de 2011 e 2014.
A ex-ministra nasceu em Porto Alegre, mas fez carreira política na Bahia, onde ocupou a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial da Bahia no governo de Jaques Wagner. Mestre em ciências sociais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e doutora em sociologia pela Michigan State University, Luiza Barros se graduou em Administração Pública e de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Em seu perfil no Facebook, a presidente afastada Dilma Rousseff prestou homenagem à trajetória de Luiza e solidariedade a seus familiares.
?Hoje é um dia triste para todos do movimento negro e daqueles que lutam pela igualdade racial no Brasil?, publicou a petista.