Eles são pequenos no tamanho, mas têm uma capacidade de aprender que surpreende! São os alunos da Educação Infantil, que mesmo na mais tenra idade são apresentados a temas importantes como o combate ao mosquito da Dengue, a separação correta do lixo reciclável, e dão uma verdadeira lição em casa, repassando aos familiares o que aprendem no Cmei.
Um belo exemplo disso é a atividade que foi realizada esta semana em alusão ao Maio Amarelo, no Cmei Alzira Pires Stocker, no Bairro Pacaembu em Cascavel. As professoras Karlla Shabrina, Estela Stein Scalcon, e a agente de apoio Sandy, que atendem a turminha da pré-escola A, preparam um rico cenário para que os alunos pudessem desenvolver, na prática, as mais diversas situações de trânsito, que envolvem respeito às leis de trânsito e às pessoas que fazem parte do trânsito.
A atividade foi tão proveitosa, que todas as turmas do Cmei foram convidadas e conferir e a aula prática chamou a atenção até mesmo das turminhas do berçário. Com protótipos de automóveis feitos de caixas de papelão e E.V.A., os alunos alternavam seus papeis sociais entre pedestres e motoristas, trafegando pelas ruas da pequena comunidade confeccionada pelas educadoras.
Antes da parte prática, porém, a professora reforçou os conceitos de trânsito que já haviam sido trabalhados em sala de aula, como a importância de atravessar na faixa de pedestres, o significado de placas e das cores do semáforo, além de outros aspectos importantes para fazer um trânsito mais seguro. A resposta dos pequenos para cada questionamento da professora estava na ponta da língua, e na hora de partir para a parte prática, cada um sabia direitinho como devia se comportar que que os acidentes não ocorressem.
Para a secretária de Educação, Marcia Baldini, a escola tem papel fundamental de trabalhar a formação da criança, e despertar desde muito cedo a conscientização sobre um trânsito mais seguro. “Nós sabemos que se a criança recebe esta formação já na escola, automaticamente ela irá cobrar essa consciência da família, para que façam o que é correto. É um trabalho muito importante que este Cmei e outras unidades educacionais do município vêm realizando”, disse a secretária que fez questão de reforçar que “a Educação no trânsito é responsabilidade de todos nós”.