Cotidiano

Cascavel terá três geadas esta semana

Termômetros devem registrar temperatura mínima de 1ºC já nesta 4ª feira

Cascavel – Para você que acha que este outono está mais frio que o comum, saiba que nesta semana a situação vai piorar, ou melhorar se você gosta de dias e noites bem gelados. Segundo o Instituto Tecnológico Simepar, uma forte massa de ar frio que começou a atuar sobre o Paraná ainda ontem, deverá provocar três geadas consecutivas na região de Cascavel.

O ciclo congelante inicia amanhã, quando a temperatura mínima vai chegar a 1ºC e a máxima não passa dos 14ºC. Depois de amanhã as geadas tendem a se repetir com termômetros que oscilam de 1ºC a 16ºC. Na sexta, elas variam de 2ºC a 16ºC e mais uma vez com previsão da formação da camada de gelo ao amanhecer.

Se por um lado o comércio comemora com a venda de roupas mais quentes, muitas que estavam empacadas nos estoques, por outro a economia agrícola se preocupa, mais uma vez.

Segundo a economista do Deral (Departamento de Economia Rural), do Núcleo Regional da Seab (secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento) de Cascavel, Jovir Esser, 70% das lavouras de milho ainda estão suscetíveis. “Temos hoje 40% das lavouras em frutificação e 60% em desenvolvimento vegetativo. Considerando esses indicadores, podemos avaliar que 70% das lavouras podem sofrer perdas caso as geadas se confirmem. Vamos torcer para que não venham, como era o previsto há algumas semanas e não se confirmaram”, reforça a economista.

Em toda a regional foram cultivados 378 mil hectares do cereal, com estimativa de produção de quase 2,4 milhões de toneladas. Deste total de área, já foram colhidos pouco mais de 18 mil hectares.

Quanto às lavouras de trigo, não há possibilidade de perdas se as geadas de fato vierem devido à fase de desenvolvimento do grão.