Atrelar as aulas teóricas de História com aulas práticas para tornar o ensino mais realista é o propósito do professor Edson Gavazzoni, do Colégio Estadual Padre Carmelo Perrone, em Cascavel.
Para isso, o professor desenvolveu com os alunos dos 2º anos do ensino médio uma atividade para construção de caravelas. “O conteúdo das grandes navegações está na base curricular dos 2º anos e quando a gente comenta com os alunos como eram feitas as caravelas eles não têm noção de como é (e era) desafiador construir uma”.
A ideia do trabalho é que os alunos compreendam o que estudaram em sala e nas pesquisas realizadas em casa e saibam como aplicar a teoria à prática.
Desafio
A atividade foi proposta para duplas ou trios e os alunos só poderiam usar materiais similares aos usados nas construções navais de 1500.
O estudante Jonas Fagundes aceitou o desafio sozinho: “Foi um processo divertido. Tem que fazer muita pesquisa para ter sucesso”, revela.
A caravela de Jonas foi construída com palitos de picolé e de espetinho, com um tecido branco que serviu como vela e com cola.
Não pode afundar
Depois de prontas, o primeiro desafio foi testar as caravelas dentro de uma bacia com água para verificar se elas não virariam.
Para deixar as duas turmas mais motivadas com a atividade, os alunos participarão de um campeonato. “No início eles acharam que era brincadeira, mas até mesmo no teste final a maioria não se encaixa, porque os alunos, assim como todos, têm dificuldade de colocar em prática aquilo que leem”, relata o professor Edson Gavazzoni.
As colegas Isabel Burilho e Fernanda Fachinello acreditam que podem chegar até a final do campeonato e aprovaram a sugestão da atividade avaliativa: “É interessante porque não tínhamos feito nada parecido antes”, diz Fernanda.
O grande desafio
O desafio mais esperado agora é o campeonato. Nesse dia, a preocupação maior será lidar com o vento. As caravelas serão postas dentro de uma piscina com dois ventiladores oscilando para imitar ondas e acrescentar adrenalina na competição. “Nós vamos colocar o ventilador porque na época das grandes navegações o vento era um problema incontrolável”, explica Edson.
Os alunos serão premiados do terceiro ao primeiro lugar.
Reportagem: Milena Lemes