Ensaios começaram na segunda-feira. Programação abre na quarta, às 20h, com acesso livre
Começa hoje no Teatro Municipal de Toledo, o 42º Festival de Inverno (Festin). Mais de 50 artistas locais sobem ao palco para mostrar os seus talentos. A programação, que tem acesso livre, inicia às 20h, no Teatro Municipal. Os ensaios começaram ainda na segunda-feira (24) e seguem até quinta-feira (27), obedecendo a um cronograma definido em conjunto com os artistas e a Secretaria de Cultura.
O primeiro dia de preparação aconteceu no estúdio da Banda Savana. Na terça, quarta e quinta-feira, no Teatro Municipal de Toledo. Este é o momento dos participantes terem contanto com a banda, que irá tocar todos os dias das apresentações para a classificação e na final. Cada artista tem o tempo máximo de 30 minutos de ensaio.
Segundo a diretora de Cultura, Magda Ritter, os 52 participantes estão se esforçando ao máximo para conseguir chegar à final. “O nível dessa edição está altíssimo, os participantes estão se empenhando bastante para apresentar o seu melhor”. Magda reforça que os participantes não faltam nos ensaios e aproveitam cada minuto disponível. “É a oportunidade que eles têm para acertar o tom com a banda, receber a orientação dos músicos e fazer a marcação do palco”.
Magda explica que o primeiro finalista das categorias juvenil, adulto popular sertanejo e especial terá uma vaga no Festival Regional dos Municípios do Oeste do Paraná (Fermop). “Apenas essas classes terão vaga garantida no Fermop porque são as categorias que o Festival contempla”, comenta. O Fermop será realizado em cinco etapas, com a final programada para acontecer em 06 de outubro, no Teatro Municipal de Toledo.
A diretora de Cultura convida a população a prestigiar os artistas locais. “Levando em consideração que nesta edição decidimos contemplar os artistas da nossa cidade e extremamente importante que o público se faça presente e torça pelo seu candidato”.
Na quarta, quinta e sexta as apresentações serão a partir das 20h. Somente no sábado, em função do número de participantes, a programação começa uma hora mais cedo, às 19h. Em cada noite serão escolhidos cinco finalistas por uma equipe de cinco jurados. Eles apresentam-se novamente no sábado, quando serão classificados de primeiro ao quinto lugares. Os três primeiros colocados recebem prêmio em troféu e em dinheiro. Para o quarto e quinto lugares, troféu.
Magda salienta que o Festival está bem democrático, atendendo todas as idades e gostos. “Temos participantes das idades entre 13 a 65 anos, sem contar que serão apresentados vários gêneros musicais, sendo um evento ideal para as famílias prestigiarem”, finaliza.