BRASÍLIA – No último mês, o presidente Michel Temer tem feito cerimônias locais no Palácio do Planalto. Nesta quinta-feira, Blumenau é reconhecida como Capital Nacional da Cerveja. Outros eventos foram para liberar milho a pequenos produtores nordestinos, autorizar obras em Sergipe e anunciar recursos especificamente para a merenda escolar. Nessas ocasiões, Temer disse que o governo estava com os pobres e anunciou verbas de surpresa.
? Nós autorizamos 140 mil toneladas de milho para o Nordeste. Eu quero neste ato autorizar mais 60 mil toneladas, portanto perfazendo 200 mil toneladas de milho para o Nordeste ? declarou Temer no último dia 15, arrancando aplausos ao falar de recursos que não constavam nem no material de divulgação do Ministério da Agricultura. No mesmo discurso, em evento para liberar venda de milho para pequenos produtores, defendeu que o governo estava “ao lado dos pobres do Nordeste e de todo o Brasil”.
A agenda positiva criada pelo governo vem em um momento de tensão. Nos próximos dias, deve ser enviada pelo procurador-geral da República uma lista a Edson Fachin, relator da Lava-Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), com pedidos de inquéritos contra políticos. Esses pedidos terão por base as delações de 77 executivos e ex-executivos da Odebrecht. O presidente e auxiliares palacianos como Eliseu Padilha (Casa Civil) e Moreira Franco (Secretaria-Geral) foram citados na delação de Cláudio Melo Filho, ex-executivo da empreiteira.
Na economia, o resultado da recessão do país em 2016, de 3,6%, somado ao de 2015, de 3,8%, levou à pior recessão da História do Brasil. É a primeira vez em quase 70 anos, desde o começo da série histórica do Produto Interno Bruto (PIB), que há dois resultados negativos anuais seguidos.
? Aumentamos em quase R$ 500 milhões a verba para a merenda. Eu vou autorizar o Mendonça Filho a, daqui a alguns meses, pleitear um aumento dessa verba ? declarou, antes de dizer, rindo, que o ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, tinha “franzido o cenho” e ficado “preocupado”. Em 8 de fevereiro, Temer anunciou recursos especificamente para a merenda escolar.
Se nesta quinta-feira a sanção em homenagem à cidade de Blumenau é inusitada, as outras cerimônias focadas em regiões tratavam de obras e liberação de verba. Além de merenda escolar e venda de milho para pequenos produtores, houve evento no dia 7 no Planalto com vistas a retomar obras no aeroporto e em rodovias de Sergipe.