Cotidiano

Submarino nuclear britânico colide com navio mercante no estreito de Gibraltar

201607211035304955_RTS.jpg GIBRALTAR ? Um submarino nuclear britânico fez uma escala imprevista em Gibraltar depois de colidir com um navio mercante na tarde de quarta-feira. A Marinha Real anunciou uma investigação imediata para averiguar a colisão.

De acordo com nota divulgada pelo ministério da Defesa britânico, o submarino ?HMS Ambush? sofreu danos externos, mas o reator nuclear não foi danificado, e nenhum membro da tripulação ficou ferido. O comunicado ainda diz que as informações preliminares indicam que não houve feridos no navio mercante.

O ?HMS Ambush? pesa 7.400 toneladas, tem 97 metros de comprimento e pode carregar mísseis Tomahawk. Ele realizava exercícios de treinamento no Gibraltar antes da colisão e segue ancorado no local para revisões de segurança.

ESPANHA COBRA ESCLARECIMENTOS

Logo após o acidente, a Espanha pediu ao Reino Unido esclarecimentos sobre a colisão do submarino britânico com o navio mercante.

Um comunicado do ministério de Relações Exteriores informa que o país ?tem solicitado explicações urgentes para a embaixada britânica em Madri sobre a extensão dos danos sofridos e qualquer informação pertinente?.

A cidade de Gibraltar é um enclave britânico no extremo sul da Península Ibérica. O estreito tem localização estratégica entre a Europa e a África, sobre o qual a Espanha reivindica soberania há décadas.