WASHINGTON ? O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pediu às agências de inteligência americanas para fazerem uma revisão completa dos ataques cibernéticos e da intervenção estrangeira nas eleições de novembro. Segundo a consultora de Segurança Interna Lisa Monaco, o presidente quer que um relatório seja entregue antes de ele deixar o cargo, em 20 de janeiro.
Lisa disse a repórteres nesta sexta-feira que os resultados do relatório seriam compartilhados com legisladores e outros.
Durante a campanha, os Estados Unidos acusaram formalmente o governo russo de lançar ataques virtuais contra organizações americanas para interferir nas eleições e advertiram que poderiam tomar medidas ?no momento e lugar? que considerarem convenientes.
Em uma conferência conjunta, o Departamento de Segurança Interna e o Escritório do Diretor de Inteligência Nacional indicaram em 7 de outibro que os hackers ?tentavam com esses roubos e revelações para interferir no processo eleitoral dos EUA?.
?Acreditamos, com base no alcance e na sensibilidade de tais esforços, que apenas funcionários do mais alto escalão da Rússia podem ter autorizado essas atividades?, disseram.
Além disso, a declaração afirmava que as revelações de e-mails hackeados pelo WikiLeaks e outros sites pelo personagem virtual ?Guccifer 2.0? eram consistentes com os métodos e motivações russos.