RIO ? Morreu nesta terça-feira, aos 71 anos, o ator Richard Hatch, conhecido por ser o Capitão Apolo do filme e da série televisiva “Battlestar galactica” (também conhecida como “Galactica: Astronave de combate” no Brasil), sucessos do fim da década de 1970. Ele batalhava contra um câncer avançado no pâncreas.
“Richard Hatch era um bom homem, amável, e um profissional perfeito. Sua morte é um duro golpe para toda a família ‘BSG’, escreveu Ronald D. Moore, criador da nova versão televisiva da história, em seu Twitter ? o reboot ficou no ar entre 2004 e 2009 e também contava com Hatch no elenco.
O papel de Capitão Apolo na série original, que durou apenas uma temporada (1978-1979), rendeu a Hatch uma indicação ao Globo de Ouro de melhor ator. Já no reboot, ele voltou à franquia como Tom Zarek, um líder político oportunista.
Hatch foi ainda Karl Maden, o adversário do policial Dan Robbins na quinta e última temporada (1976-1977) de “The streets of San Francisco”, aclamado drama da ABC. Ele substituiu Michael Douglas na série.
Mas foi por “Battlestar galactica” que ele se apaixonou. Ao longo de sua carreira, ele assinou ainda três livros que deram sequência às aventuras da série original. Em 1999, antes da nova versão da série ir ao ar, Hatch sugeriu seu “Battlestar: The second coming” como um possível revival, produzindo um trailer do piloto, mas o projeto não evoluiu.
Ele era também figura frequente em convenções de fãs, apresentando painéis de “Battlestar galactica” na San Diego Comic-Con e na Dragoncon.
“No meu caso, ‘Battlestar galactica’ foi um marco histórico. Ela me permitiu viver meus sonhos e fantasias de infância”, disse, em entrevista ao seu site oficial.
Hatch deixa um filho, Paul.
As informações são do “Hollywood Reporter“.