RIO ? Quando a escola de samba Vila Isabel foi campeã do carnaval carioca pela última vez, as linhas de ônibus do bairro de Noel Rosa não perderam a oportunidade: ?Campeão 2013?, anunciavam os letreiros de itinerário. No próximo carnaval, a vencedora não ganhará parabéns nos coletivos.
A Prefeitura do Rio vai padronizar as mensagens dos letreiros instalados nos ônibus da cidade. A resolução que normatiza essas informações será publicada no Diário Oficial na próxima segunda-feira. Com isso, mensagens que não tenham a ver com o percurso e o destino não serão mais aceitas: “obrigado pela preferência”, “feliz dia das mães” e “boas festas” vão virar passado.
Segundo a secretaria municipal de Transportes, o objetivo é facilitar a visualização das informações pelos passageiros, que vira e mexe reclamam da inutilidade das mensagens, embora bem intencionadas. A secretaria considera a decisão ?um importante passo para melhorar o serviço no Rio para cariocas e visitantes?.
Na parte da frente, os ônibus deverão ter mensagem fixa, informando o tipo do serviço (troncal, circular, integrada), o número da linha e o destino principal. Em dois espaços para mensagens variáveis, no canto do parabrisa, haverá informações sobre os principais bairros e vias percorridos, tipo de parada (BRS ou BRT) e tarifa.
Na parte de trás dos coletivos, deverá constar apenas a informação sobre o tipo de serviço e o número da linha. Na lateral dos ônibus, mensagens variáveis devem informar, além do tipo do serviço e número da linha, o tipo de parada e a tarifa. Nesses painéis variáveis, cada mensagem deverá ter, no máximo, dois segundos.