RIO ? Uma foto de Emma Stone publicada nas redes sociais ajudou a causar aquela que é considerada por muitos a maior gafe dos 89 anos de história do Oscar. Links Gafe Oscar
Segundo Cheryl Boone Isaacs, presidente da Academia, os auditores Brian Cullinan e Martha Ruiz, da PricewaterhouseCoopers (PwC), eram os responsáveis por entregar aos apresentadores Warren Beatty e Faye Dunaway o envelope que indicava o vencedor do Oscar de melhor filme. Mas Cullinan publicou uma foto de Emma, premiada como melhor atriz por “La La land: Cantando estações” nos bastidores minutos antes da entrega do envelope. A distração teria causado o erro ? Beatty e Faye receberam o papel que indicava o prêmio para Emma, o que fez com que “La la land” fosse anunciado como melhor filme, e não “Moonlight: Sob a luz do luar”.
Boone Isaacs garantiu à agência AP que, por conta do erro, a dupla nunca mais trabalhará no Oscar. E revelou ainda que a relação entre a Academia e a PwC, empresa de auditoria responsável pela logística da premiação, está sendo revisada.
PEDIDO DE DESCULPAS
A polêmica já tinha sido antecipada pelo “The Wall Street Journal“, na segunda-feira. O jornal comentara que Cullinan, um dos dois responsáveis pelos envelopes com os nomes dos vencedores, tweetou: “Melhor atriz Emma Stone no backstage! #PWC”. A postagem com a imagem da atriz foi publicada às 9h05min. Ou seja, aproximadamente três minutos antes de Warren Beatty e Faye Dunaway entrarem no palco para anunciar o prêmio de melhor filme.
O tweet de Cullinan foi deletado, mas o “The Wall Street Journal” assegura que já visualizou cópias da publicação, incluindo uma versão acessível nos servidores da Google. Além desta postagem, o funcionário subiu outras imagens, que também foram deletadas de sua conta.
Horas depois da gafe, a PricewaterhouseCoopers soltou um comunicado admitindo o erro e pedindo desculpas a “Moonlight”.
“Pedimos desculpas a ‘Moonlight’, ‘La la land’, Warren Beatty, Faye Dunaway e espectadores do Oscar pelo erro que foi feito durante o anúncio do prêmio de melhor filme. Os apresentadores receberam o envelope com a categoria errada e, quando descobriram, foi imediatamente corrigido. Estamos investigando como isso pode ter acontecido, e lamentamos profundamente que isso tenha ocorrido”, diz a nota, que elogia, ainda, a maneira como os indicados, a Academia, a ABC e o apresentador Jimmy Kimmel lidaram com a situação.